A importância de desenvolver lideranças de TI voltado para pessoas

5 minutos para ler

Quem lembra das primeiras experiências de trabalho, provavelmente, irá se deparar com recordações a respeito dos seus primeiros exemplos de chefes. Vemos muitos profissionais comentarem sobre a diferença entre líderes e chefes e para começar esse artigo, achamos importante explicar isso para você.

O chefe, antigamente, era responsável por cobrar seus funcionários sobre resultados, independente das situações. As pessoas acabavam sendo um recurso “operacional” e tinham que seguir regras estabelecidas por ele. Este modelo de gestão era o mesmo que lembrava de punir sua equipe, embora esquecesse de reconhecê-la, por isso, era comum temê-la ao invés de respeitá-la.

Enquanto isso, nos modelos atuais de gestão, vemos o líder como uma figura de inspiração para seus liderados. É ele que tem como missão motivar seu time, através de confiança, respeito e autonomia. Este profissional sabe da importância da comunicação e caminha ao lado de seus funcionários, enxergando erros como aprendizados.

Será que o antigo modelo de chefia conseguiria sobreviver gerindo uma equipe de tecnologia?

A resposta para essa pergunta é bem simples de responder: pouco provável, visto que este profissional já não atende mais as necessidades profissionais da maioria dos trabalhadores.

Desde a Revolução Industrial foram criados conceitos a respeito de chefias e com o passar dos anos, esta perspectiva foi se reinventado, assim como as pessoas. Desde então, novas mudanças continuam a ser implementadas para proporcionar maior satisfação dos funcionários de uma instituição.

A liderança no home office

Desde março de 2020, muitas empresas brasileiras que viviam no modelo presencial precisaram adotar ao home office devido à pandemia da Covid-19. O que parecia ser confuso para alguns profissionais, e até mesmo de difícil adaptação, passou a ser visto como um novo formato para a liderança oferecer autonomia e confiança aos colaboradores. 

Neste novo cenário, muitas empresas perceberam que fazia mais sentido aderir ao modelo de trabalho remoto definitivamente, ao invés de retornar para os postos de trabalho, visto que os profissionais apresentaram um bem-estar maior ao trabalharem de suas casas.

Isso é o que demonstra a pesquisa realizada pela Citrix em colaboração com a a OnePoll, em cinco países da América Latina, incluindo o Brasil, onde 69% dos trabalhadores dizem ter aumentado seu bem-estar físico, junto com 64% dos profissionais que comentam que o seu bem-estar mental cresceu.

Mas se engana quem pensa que gerir uma equipe à distância é uma tarefa fácil. Para obter sucesso e comprometimento dos colaboradores, os gestores precisam constantemente alinhar expectativas com seus colaboradores, incentivar seu empoderamento e autonomia e reforçar a importância de desenvolver as soft skills de todas as pessoas do time. 

Desenvolvendo os líderes de TI

Um profissional que busca desenvolver suas aptidões para gerir uma equipe, deve saber que o cuidado com as pessoas é um dos pilares desta profissão. Se antes, ele estava acostumado a dominar a área de exatas, agora, seu olhar deverá se voltar para desenvolver suas habilidades com as tais soft skills, que de exatas não tem nada.

Ferramentas Gratuitas para facilitar a rotinaPowered by Rock Convert

Diferentes características podem tornar este profissional uma inspiração para seus colaboradores. Conhecer a empresa e o contexto em que está inserido, ser um líder empático, não ter medo de conversas difíceis com seus liderados, paixão por aprender e capacidade de delegar tarefas, são alguns pontos importantes que este profissional deve considerar desenvolver.

Além disso, o papel do líder está em conduzir sua equipe para os melhores resultados de um projeto, onde todos os colaboradores assumam papéis de forma integrada dentro de uma metodologia ágil. Dessa forma, em algum momento, todos da equipe irão testar suas habilidades de liderança.

Na Datum, desde o início da pandemia em 2020, vimos que era importante construir iniciativas para auxiliar neste processo de desenvolvimento das nossas lideranças.

Com isso, lançamos o Rock Leader, que tem como objetivo capacitar os times de forma mais estratégica e o Datum Extraordinária, que foi desenvolvido pensando exclusivamente nas lideranças da empresa e busca trazer um novo olhar para as situações do cotidiano.

Podcasts para se inspirar

Sabemos que muitas pessoas preferem buscar conhecimento além dos livros, sendo assim, reunimos 3 indicações de podcasts que podem lhe auxiliar no desenvolvimento como gestor.

Líder HD | Liderança em Alta Definição

O podcast produzido por Michael Oliveira, Líder HD e Fundador do Instituo Brasileiro de Liderança aborda questões como autoconhecimento, motivação e gestão. Através dele você poderá colher diferentes insights e pensar estratégias para colocar em prática no seu dia a dia, que tal adicioná-lo a sua lista?

CNN Líderes

Quer ouvir o que os grandes nomes do empreendedorismo pensam sobre gestão? Então chegou a hora de conhecer este podcast, onde a Analista de Economia da CNN, Raquel Landim, recebe CEOs, empreendedores e líderes que administram empresas referências de mercado. Infelizmente, o último episódio foi ao ar em outubro de 2020 e desde então não houve atualizações.

Papo de Gestão

Se você está focado em aprender mais sobre gestão, o Sócio-fundador do Gestão 4.0 e CEO da Singu, Tallis Gomes, irá lhe oferecer toda a sua experiência na área com episódios com menos de 1 hora de duração. Mas ele não está sozinho, profissionais que tem muita autoridade no assunto também passaram por lá, como Cristina Junqueira, CEO do Nubank e João Ricardo Mendes, fundador e CEO da Hurb (Hotel Urbano). Ficou curioso para conferir? Então não perde tempo!

Gostou do que preparamos para você? Esperamos que este material tenha sido útil e auxilie na sua jornada de desenvolvimento.

Você também pode gostar

Deixe um comentário