Quais são os principais desafios para o desenvolvimento de um app mobile

6 minutos para ler

O mercado de apps mobile continua em forte expansão. Alguns dados interessantes sobre isso corroboram o quanto essa área é altamente vantajosa. Por exemplo, em média, 41 aplicativos são instalados em cada smartphone, e são cadastrados mais de 48.000 apps na App Store por minuto.

Esse é um setor que, até o final de 2021, deve movimentar US$ 6,3 trilhões em todo o mundo, segundo dados da Think Tank Pew Research Center. E o Brasil é o segundo maior mercado, perdendo apenas para a Indonésia.

Por isso, os profissionais estão se voltando cada vez mais para esse mercado. Contudo, fato é que também há uma série de desafios enfrentados no setor e que precisam ser superados. Quer saber mais sobre esse tema? Continue lendo e tire as suas dúvidas.

Acesso à mão de obra qualificada

Ao mesmo tempo em que vemos um mercado em forte expansão, temos outra questão na contramão: a dificuldade em encontrar profissionais que estejam qualificados para trabalhar nessa área. Sabemos que há uma previsão de carência de 408 mil profissionais de TI até 2022, o que representa um dado muito preocupante, pois pode acarretar em um colapso na área.

Ao falar em desenvolvimento mobile, na prática, temos outro ponto fundamental: boa parte do investimento é alocado justamente para contratação de profissionais com know-how na área.

Afinal, é preciso ter um bom time formado por:

  • designer e webdesigner;
  • analista de sistemas;
  • arquiteto de software;
  • analista de banco de dados;
  • desenvolvedor;
  • analista de testes;
  • coordenador de projetos.

Por isso, temos dois pontos: saber como encontrar bons profissionais, e estimular a qualificação daqueles que estão chegando no mercado.

Uma opção é justamente aproveitar os recém-formados e auxiliá-los a chegarem mais preparados para essa prática. Isso é interessante, inclusive, porque permite a você formar pessoas para suas equipes já com o máximo de excelência esperado para seu negócio.

Segurança de dados

A segurança de TI já era um ponto sensível, e ganha ainda maior dimensão com as legislações relacionadas à proteção de dados se acirrando cada vez mais.

Temos, por exemplo, a General Data Protection Regulation (GDPR) na União Europeia, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) no Brasil e a CCPA (California Consumer Privacy Act) na Califórnia, nos Estados Unidos.

Com elas, problemas de vazamento que ocorram por negligência podem acarretar em sanções para os responsáveis — e você não quer isso, não é mesmo. Além disso, a lista de possibilidades de fraudes e falhas aumenta constantemente, bem como a potência dos ataques.

Outras mudanças importantes também devem ser consideradas nesse processo. Por exemplo, o aumento do formato BYOD (Bring Your Own Device — ou, em português, “traga seu próprio dispositivo”) traz mais brechas de vulnerabilidade para o uso organizacional, e os desenvolvedores precisam considerar isso ao pensar no desenvolvimento de aplicativos.

Valor para o negócio

Outro ponto importante é entender de que forma aquele app mobile gera valor para o negócio. Quando isso fica claro, o caminho para o desenvolvimento é facilitado.

Pense, por exemplo, em uma solução para e-commerce que facilite o processo de vendas para o negócio. O app gera um facilitador entre o cliente e o negócio, e, assim, gera uma maior satisfação do comprador com a empresa.

E-book Cultura Data DrivenPowered by Rock Convert

Por isso, todas as etapas precisam considerar esse ponto, principalmente, focando no valor do negócio e na experiência do usuário.

Uso de métodos ágeis

O desenvolvimento precisa ser cada vez mais ágil e eficiente. Portanto, há uma cobrança cada vez maior sobre os responsáveis por entregas com excelência e em menor prazo.

Os métodos ágeis conseguem responder bem a essas questões. Por isso, sua adoção é cada vez mais realizada nesse ambiente. Contudo, há também uma questão importante a ser considerada: o uso das metodologias ágeis não significa, necessariamente, tomar todas as decisões de forma imediatista.

Ser ágil não significa agir com pressa — lembre-se de ter equilíbrio nessas questões.

Implementação de DevOps

O DevOps é uma das grandes tendências para o futuro da TI, e também tem sido bastante adotado para o desenvolvimento de um app mobile. Contudo, por mais vantajoso que ele seja, temos também outra questão importante: trazer uma implementação adequada.

Para isso, é necessário trazer o DevOps como uma mudança cultural, e não apenas pragmática. Quando a empresa começa a incorporar a ideia de fazer uma mudança em seus princípios e bases, isso perpassa todos os processos e há uma maior fluidez na adoção do DevOps.

Para superar os desafios do desenvolvimento de um app mobile, é fundamental considerar alguns aspectos importantes. Veja alguns deles, a seguir!

Defina o seu público-alvo

Um dos principais erros no desenvolvimento de app mobile é criar soluções que não estão focadas para aquele público específico. Não adianta, por exemplo, criar uma solução, se as pessoas para quem ela se direciona não a utilizarão.

Faça uma pesquisa de mercado prévia

A pesquisa de mercado auxiliará você a descobrir quais são as demandas do seu público e de que forma você pode trabalhar para superá-las. Lembre-se de que isso está intimamente ligado com uma melhor experiência do cliente.

Invista em programas de qualificação de profissionais

Muitas pessoas desejam entrar na área de desenvolvimento de app mobile, mas não conseguem formar times para a realização das atividades. Por isso é fundamental investir na educação de futuros especialistas.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao adotar outsourcing de TI com empresas que estão em busca de melhorar a qualificação dos seus profissionais, incentivando a diversidade nesse contexto.

Tenha um bom planejamento

Esse também é outro ponto que auxilia a superar os desafios listados neste post. Com um bom planejamento, é possível traçar um passo a passo útil para uma série de medidas importantes que serão adotadas ao longo do processo de produção.

É nessa etapa que são estabelecidas as estratégias para identificação do público-alvo, assim como testes para avaliar eventuais falhas e revisão de pontos importantes. Com isso, as chances de sucesso no lançamento da solução são muito maiores.

O desenvolvimento de app mobile tem ganhado cada vez mais espaço, e aqueles que investirem nessa área terão bons resultados ao longo do tempo. Contudo, não foque apenas em rentabilidade, considerando, também, a demanda do seu público.

Para ter parceiros com experiência no assunto, que possam trazer agilidade na formação dos times, entre em contato com a Datum!

Você também pode gostar

Deixe um comentário