Business Intelligence e TI: descubra a relação

Business Intelligence
6 minutos para ler

O uso de tecnologias de análise de dados se tornou uma tendência na última década. Empresas utilizam ferramentas como as baseadas em Business Intelligence para otimizar processos e garantir que os seus setores mais importantes sempre sejam funcionais.

Justamente por isso, a área de tecnologia não deve ignorar o potencial do BI. Atrelar o Business Intelligence à TI garante que a infraestrutura e os profissionais de TI e de outras áreas sempre trabalharão dentro de um elevado padrão de qualidade.

Os times conseguirão otimizar rotinas, evitar riscos e fazer investimentos mais robustos e alinhados com as demandas internas. Isso permitirá elevar a qualidade do trabalho prestado e, ao mesmo tempo, mitigar problemas comuns para a área.

Se você quer saber mais sobre o tema e como levar o Business Intelligence para as operações da marca, confira o texto a seguir!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é o termo utilizado para tecnologias de análise de dados que conseguem processar informações geradas em meio online e offline.

Também chamado de inteligência de negócios, esse é um tipo de solução que permite às marcas entender o impacto das suas decisões nos fluxos de trabalho e, a partir das informações existentes, escolher um modelo de planejamento mais robusto.

Além disso, o BI auxilia negócios a agregarem valor a dados de indicadores e métricas internas.

Por que as empresas devem investir nessa estratégia?

O investimento no Business Intelligence se tornou comum em muitos setores. Os impactos que essa escolha traz permitem à marca agregar valor aos seus serviços e, com isso, se tornar mais competitiva.

Veja como, a seguir!

Melhoria na tomada de decisão

As rotinas de tomada de decisão são uma parte diária da vida de profissionais de gestão. Nesses momentos, ter os dados corretos é algo crítico. Afinal de contas, é a partir das informações disponíveis que os gestores conseguem entender os riscos e avaliar qual caminho tomar.

O Business Intelligence abre espaço para tomadas de decisão mais robustas e alinhadas com os padrões do mercado. A empresa conseguirá avaliar os riscos existentes, o estado do negócio e o impacto de decisões no passado. Desse modo, o caminho escolhido sempre será o mais seguro e inovador.

Otimização de processos corporativos

Otimizar processos corporativos é algo que faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Para dar certo, esse processo deve ser feito com base em uma visão ampla sobre o estado do negócio e os seus problemas. A melhor forma de fazer isso é utilizando dados inteligentes e com alto valor.

O Business Intelligence permite que isso seja feito. As ferramentas de BI cruzam informações de várias áreas, fazem a sua classificação e agregam em grandes grupos temáticos. Isso ajuda os times a identificar áreas com problemas e executar correções com precisão.

E-book Cultura Data DrivenPowered by Rock Convert

Maior compreensão sobre o estado da infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI é uma parte crucial do sucesso de empresas que investiram na transformação digital nos últimos anos.

O bom funcionamento dos hardwares e softwares utilizados pela marca ajuda as equipes a entregarem mais agilidade e serviços de alta performance agregada. Para atingir alta disponibilidade, as equipes devem sempre trabalhar pela otimização dos processos.

Nesse sentido, a otimização deve ser orientada a partir da compreensão do que está funcional e de quais setores precisam de melhorias com maior urgência.

O BI pode ser empregado nesse processo. Afinal de contas, ele ajuda as equipes a avaliar o estado das suas operações e a conseguir definir rotinas de melhora com foco no que é mais importante.

Como utilizar o BI no negócio?

Para integrar o BI na área de TI, a empresa deve estar atenta ao perfil do setor e montar um planejamento alinhado com as necessidades do time. Isso permitirá a integração do Business Intelligence no fluxo de trabalho da área de TI e, portanto, maximizará o retorno sobre o investimento.

Entenda o seu perfil

Esse é o primeiro passo para fazer qualquer investimento em tecnologia. Entender o perfil do negócio e do setor ajuda a encontrar uma ferramenta robusta e que se alinhe com as suas necessidades. Além disso, permite aos times investir em uma solução que possa ser aproveitada por completo.

Portanto, não deixe de avaliar o perfil do setor, as regras que definem o fluxo de trabalho e as metas existentes. Isso ajudará no investimento em uma ferramenta alinhada com as necessidades da empresa e que seja capaz de gerar um grande impacto positivo a médio e a longo prazo

Saiba quais métricas utilizar

As soluções de BI são movidas por dados. Portanto, é crucial que os times tenham as informações certas na hora de utilizar a solução.

Ou seja, o negócio deve implementar métricas que auxiliem na avaliação de pontos estratégicos da área. Isso garantirá que a visão sobre os problemas e as boas práticas seja mais efetiva a médio e longo prazo.

Conte com o apoio de um especialista

Ao investir em Business Intelligence, uma boa escolha pode ser o apoio de um especialista. Um serviço de consultoria pode guiar o negócio durante o investimento, auxiliando na busca e na personalização de uma ferramenta alinhada com as suas demandas.

Além disso, pode auxiliar as equipes durante os processos de treinamento e suporte, maximizando os resultados obtidos com o BI.

O investimento em análise de dados já é uma estratégia comum em vários setores do mercado brasileiro. Ter informações com alto valor agregado ajuda os times a tomarem decisões mais robustas e a otimizar os pontos certos da empresa. Desse modo, é possível maximizar a qualidade do serviço prestado em todas as áreas.

Na área de tecnologia, ter o apoio de estratégias como o Business Intelligence é crucial. Elas dão aos gestores a habilidade de entender o que deve ser feito para garantir alta performance para a infraestrutura, independentemente do perfil da empresa. Portanto não deixe de utilizar o BI nesse setor para torná-lo estratégico para a sua marca!

Quer saber mais sobre como investir no uso de Business Intelligence para otimizar a sua empresa? Então, fale conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário