Conheça as tendências de tecnologia para 2022

Tendências de TI
6 minutos para ler

Vivemos uma realidade digital onde mudanças acontecem a todo o instante. Você dormiu e, ao acordar, uma nova tecnologia já foi lançada, um artista transmite seu show em um ambiente totalmente virtual para milhões de pessoas e os dados são os protagonistas da vez. Mas se tantas tecnologias já estão sendo implementadas, o que esperar das próximas tendências de tecnologia? 

Como um meteoro na velocidade da luz, as tecnologias não param de se atualizar e, nós aproveitamos para nos adaptar a estas novidades.  

Confira abaixo os destaques tecnológicos para 2022: 

Pesquisa por voz 

Você deve estar pensando “mas desde quando isso é novidade”? Pois é, as pesquisas por voz já estão em alta no mercado há algum tempo, porém a forma que ela está sendo utilizada passará por algumas alterações.  

Por exemplo, você poderá solicitar uma pesquisa de uma blusa e ordenar a compra da mesma. Basta mandar a mensagem: “Hey Siri/Google, pesquisa uma camisa e faça a ordem de compra”. 

Imagina que prático confirmar o pagamento totalmente por voz? Você gosta dessa ideia ou ela te assusta?  

Cloud – servidores online 

Especialistas acreditam que até o final de 2021, o mercado global de infraestrutura em clouds públicas aumentará 35% e chegará a cerca de US $120 bilhões.  

Muitas empresas já estão usando tecnologias e computação em cloud para a garantia do armazenamento de dados de forma online. Isso possibilita que os colaboradores acessem arquivos de qualquer lugar do mundo e otimize o fluxo de trabalho, mas em 2022, a tendência é que isso cresça ainda mais. 

LEIA TAMBÉM: Entenda de uma vez o que é a escalabilidade em Cloud Computing – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software 

Chatbots mais funcionais  

Vivemos em uma era digital, onde grandes negócios já estão implementando maneiras mais ágeis e fáceis de se comunicar com seus clientes. O Chatbot é uma ótima opção para isso e em 2022 a ideia é torná-lo ainda mais presente no dia a dia de profissionais de diferentes áreas.  

Especialistas indicam que a nova tendência será a implementação da tecnologia para o Whatsapp. Pense na seguinte situação: você entrou em contato com um laboratório em uma sexta-feira à noite e, no cenário atual, provavelmente teria retorno apenas na segunda-feira.  

Para facilitar o contato, o chatbot surge para resolver suas possíveis dúvidas, fazendo com que você tenha um retorno imediato ao invés de esperar tanto tempo um atendimento. Além disso, esta tecnologia também pode evitar a perda de clientes para outros negócios. 

Automatizando processos com Inteligência Artificial (IA) 

E-book Cultura Data DrivenPowered by Rock Convert

Inteligência Artificial estará ainda mais em alta no próximo ano. Há pouco tempo atrás, a tecnologia parecia estar fora do alcance de muitas pessoas, mas hoje ela está em toda a parte.  

Em 2022 será possível encontrar a IA na operação de linhas de máquinas, no desenvolvimento de aplicações comerciais, automação e execução de operações de TI, bem como na área da saúde e educação.  

Até nos relacionamentos ela estará presente, já que ela é ótima quando usada no processo de analisar contas de usuários e compará-las com outros perfis para encontrar boas combinações – aquele match perfeito.  

Estratégia omnichannel 

Em uma sociedade altamente conectada, é evidente que o mercado precisa marcar presença onde o seu consumidor está e pensar sua experiência é um dos pontos altos para o sucesso.  

Em 2022, uma das grandes apostas é a utilização da estratégia omnichannel, que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra – seja no ambiente virtual ou presencial.  

A marca de moda Amaro é um bom exemplo, pois ela utiliza estruturas físicas junto com os canais digitais. Na loja presencial, os clientes podem provar as peças que estão disponíveis para venda no site, conhecer mais do universo da marca, receber dicas de stylling dos vendedores, deixar produtos para devolução e buscar encomendas.  

Na sua opinião, será que essa moda pega e outras lojas investirão neste formato? 

Metaverso e a virtualização de escritórios 

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, provou que os funcionários não precisam estar em um mesmo ambiente para trabalhar de forma eficiente e integral com seus colegas.  

A chegada do tão falado metaverso, já deixa indícios de que as relações de trabalho nunca mais serão as mesmas, não é?  

Um exemplo disso é a fabricante de equipamentos de telecomunicações, Ericsson, que já está treinando futuros funcionários para usarem óculos de realidade virtual.  

Blockchain e a expansão das criptomoedas 

Em setembro de 2021, a nação de El Salvador, se tornou o primeiro país a legalizar a bitcoin como meio de pagamento. Isso abriu portas para que outros países passem a considerar a liberação da moeda.  

No entanto, especialistas da área ainda não conseguem afirmar como será o futuro da moeda em um ano, cinco ou dez anos visto que é bastante versátil. 

Estas são apenas algumas tendências de TI que estarão em alta em 2022 e que devem mudar nossas vidas em um futuro próximo. Porém, sabendo o quanto esta área é ágil, é bem provável que em breve ainda mais inovações apareçam.  

Gostou do que separamos até aqui? Nos conta nos comentários, vamos adorar saber! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário