Conheça exemplos de Metaverso e o que esperar deste novo mundo virtual!

5 minutos para ler

“Eu não sou o futuro. Sou parte de uma realidade que já existe: a vida virtual. Quero me conectar com vocês”, assim se apresenta Satiko, personagem digital criada por Sabrina Sato, para explorar o tão falado metaverso. Este novo mundo virtual onde as pessoas poderão realizar qualquer atividade – trabalhar, jogar, fazer compras, se divertir – é a mais recente aposta das maiores empresas de tecnologia.  

Há quem já esteja comparando a ideia, que pretende unir tecnologia de realidade aumentada (RA) e virtual (RV) no ambiente físico, como a série britânica, Black Mirror.  

Se você quer entender como funcionará este novo mundo, continue lendo o artigo que preparamos.  

LEIA TAMBÉM: TI verde: por que voltar suas práticas para uma TI mais sustentável? – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software

O que é o Metaverso? 

O novo termo está ganhando popularidade, graças ao fundador do Meta (antigo Facebook), Mark Zuckerberg, que anunciou recentemente que construiria em até cinco anos seu próprio metaverso em volta da plataforma.  

De acordo com Decrypt, o significado do termo “metaverso” foi originalmente criado por Neal Stephenson, em seu livro Snow Crash, publicado em 1992 e seu conceito está associado a um universo virtual, no qual usuários podem interagir entre si como avatares. 

Basicamente este novo mundo utilizará diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais e criptomoedas. Para ter uma ideia de como será este novo universo, basta imaginar a sua rotina de trabalho.  

O Metaverso no dia a dia 

Digamos que você está no home office, longe dos seus colegas de trabalho. Ao utilizar o metaverso, você poderá ultrapassar as barreiras da distância e estar “no mesmo ambiente” do seu colega.  

‘No metaverso, você sente como se estivesse ao lado de alguém, tendo experiências visuais e sensoriais durante esse processo”, diz Wagner Salles, professor em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Veiga de Almeida em entrevista para a Forbes.   

Se você está se perguntando como isso será possível, vamos lhe explicar. No caso do Workrooms, plataforma desenvolvida pelo Meta, os funcionários utilizam um óculos de realidade virtual e são transportados para uma sala de conferência virtual. Estas pessoas podem interagir com os computadores e são representadas por avatares.  

Já pensou como seria participar deste mundo? Parece até coisa de filme de ficção científica, mas esta nova tecnologia está cada vez mais próxima de nossas vidas. 

VEJA TAMBÉM: Blockchain: tire suas principais dúvidas sobre o assunto aqui! – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software

E-book Cultura Data DrivenPowered by Rock Convert

Flertando com o Metaverso 

Se você é uma pessoa apaixonada por jogos, você deve conhecer games como Roblox e Fortnite, onde os jogadores conseguem criar seus avatares e interagem com pessoas ao redor do mundo, certo? 

Estes jogos são um bom exemplo do flerte dos games com o conceito de metaverso e demonstra, inclusive, o potencial que esta nova tecnologia tem pela frente.  

Confira abaixo alguns exemplos de jogos que estão dando uma pequena demonstração do que esta nova tecnologia é capaz de fazer: 

Fortnite 

O show de Ariana Grande e Travis Scott, dentro do jogo Fortnite – responsável por reunir pessoas em todo o mundo – pode ser considerado como uma prática do metaverso, pois as pessoas conseguiam assistir ao evento utilizando seus avatares. Isso é tão Black Mirror, né? 

Pokemón Go 

Bastante semelhante aos desenhos da série, o jogo tem como objetivo encontrar Pokémons a partir de um mapa baseado no mundo real. Conforme o usuário vai se movendo, o aplicativo vibra para avisar sobre a presença das criaturas virtuais pelo caminho. Este é um belo exemplo de metaverso, pois o jogo une mundo virtual com real. 

Roblox 

Baseado em um mundo aberto, o jogo permite uma simulação de multiverso, onde os gamers podem criar seus próprios mundos virtuais e projetar suas experiências dentro da plataforma digital.  

Recentemente, a empresa lançou o primeiro Roblox Listening Party (“Festa da Escuta”, em tradução livre), onde anunciaram o lançamento do albúm da artista, Poppy, com experiências imersivas. 

Second Life 

O jogo que foi ao ar nos primórdios dos anos 2000, foi a primeira simulação da vida em um ambiente completamente virtual, onde os jogadores interagiam com outras pessoas utilizando seus avatares. Esta novidade já dava dicas do que estava por vir! 

A tendência é uma das grandes apostas para 2022, por isso, sugerimos que você esteja atento as novidades que ainda estão por vir para adicionar esta tecnologia ao seu dia a dia o quanto antes. Aproveita para acompanhar nossas redes sociais, divulgamos conteúdos novos toda a semana por lá.   

Você também pode gostar

Deixe um comentário