Afinal, o que é data loss prevention? Entenda!

6 minutos para ler

Informação de qualidade é algo crítico para qualquer empresa, especialmente quando ela utiliza esses registros de modo estratégico. Nesse cenário, ter tecnologias para evitar que os dados sejam apagados ou acessados indevidamente é crucial. Esse é o caso, por exemplo, das ferramentas de Data Loss Prevention.

O DLP é fundamental para negócios garantirem que a sua infraestrutura de TI se torne mais confiável. Com ela a empresa pode mitigar problemas, reduzir riscos e ampliar o sucesso das suas operações. Afinal, a tecnologia poderá ser levada a mais lugares e integrada ao core business da empresa com segurança.

Quer saber mais sobre o tema e como o Data Loss Prevention pode ajudar o negócio? Veja no conteúdo que preparamos para você!

O que é Data Loss Prevention?

O Data Loss Prevention (Prevenção de Perda de Dados, em português) é uma solução de TI que utiliza tecnologias para garantir a integridade de dados estratégicos. Ela combina ferramentas de segurança, backup e controle de acesso. Deste modo, é possível garantir que a empresa terá um ambiente de trabalho robusto, em que todos possam ter:

  • o acesso aos dados com rapidez;
  • a possibilidade de salvar dados em um ambiente confiável;
  • a manutenção da integridade de todas as informações existentes.

Como soluções de Data Loss Prevention funcionam?

As soluções de Data Loss Prevention trabalham identificando possíveis ameaças para a integridade dos dados e impedindo que registros estratégicos não sejam acessados por pessoas não autorizadas. Isso é feito a partir do monitoramento contínuo das redes internas em conformidade com as principais práticas de segurança digital. Para isso, as ferramentas de DLP utilizam:

  • mecanismos de avaliação de correspondência de dados;
  • técnicas de classificação de textos;
  • avaliação da impressão digital de dados;
  • estratégias de análise de correspondência de palavras-chave;
  • classificação de texto.

As ferramentas de Data Loss Prevention utilizam esses mecanismos para identificar possíveis violações das regras de segurança e gestão de dados em todo o ambiente interno e, assim, bloquear possíveis problemas. Esse trabalho de monitoramento envolve toda a infraestrutura de TI da empresa, ou seja, soluções de computação em nuvem, infraestrutura de rede e servidores.

Isso garante ao software de Data Loss Prevention que todas as possíveis ameaças à integridade de qualquer informação serão detectadas. Assim, vazamentos, acessos não autorizados e outros riscos serão bloqueados automaticamente. Deste modo, o negócio conseguirá manter a continuidade das suas operações sempre.

O Data Loss Prevention também pode ser utilizado para a empresa otimizar as suas políticas de segurança e gestão de dados a médio e longo prazo. A partir dos relatórios emitidos pela solução, o negócio consegue identificar pontos que necessitam de melhorias. Isso garantirá aos gestores mais habilidade para modificar as rotinas internas a partir de pontos críticos.

Por que o Data Loss Prevention é importante?

O ambiente corporativo está enfrentando um número de ameaças cada vez maior. A tecnologia já está integrada a diferentes rotinas, independentemente do quão estratégicas elas sejam. Neste contexto, manter informações sob controle é algo básico.

Quando a empresa tem registros bem estruturados e confiáveis, eles podem ser adotados em mais ambientes sem que isto impacte o dia a dia do negócio. A empresa poderá, por exemplo, adotar ferramentas de análise de dados com a certeza de que os registros serão úteis. Ao mesmo tempo, conseguirá evitar os riscos relacionados a vazamentos e problemas de segurança.

Confira a seguir os benefícios de investir no Data Loss Prevention!

Maior nível de proteção de dados confidenciais

Dados digitalizados são utilizados em várias rotinas corporativas modernas. Por isso, é fundamental mitigar os riscos de algum registro circular no ambiente digital do negócio desprotegido. Afinal de contas, quando maior o número de pessoas entrando em contato com o dado, maiores as chances de algo acontecer.

O Data Loss Prevention consegue prevenir que os riscos de vazamentos sejam elevados, especialmente quando há dados trafegando em ambientes de computação em nuvem. As informações são criptografadas continuamente pela empresa. Desta maneira, eles ficarão protegidos quando estiverem salvos em um ambiente interno e em trânsito.

Automatização de rotinas de governança de dados

A governança de dados é uma estratégia utilizada em vários setores para impedir que a empresa tenha problemas legais causados por falhas na gestão de informações. Essa prática mantém a empresa em conformidade com regulações de uso e proteção de dados, além de dar confiabilidade para clientes. Afinal, a companhia terá registros mais protegidos no seu dia a dia.

O Data Loss Prevention permite que as regras de compliance e governança de informações sejam aplicadas de maneira mais robusta e automatizada. Com ele haverá mais confiança de que os registros ficarão sujeitos às normas de armazenamento e gestão de privacidade, o que minimiza as chances de vazamentos acontecerem. Ao mesmo tempo, se uma mudança ocorrer a empresa conseguirá aplicar novas normas rapidamente.

Mais vantagem competitiva

O Brasil é um dos mercados mais competitivos do planeta. Neste contexto, negócios devem estar preparados para sempre manterem-se a frente da concorrência. Uma das melhores formas de conseguir isso é investindo em práticas que permitam que a marca seja reconhecida pelo seu público-alvo como de alta confiabilidade.

O Data Loss Prevention é uma das formas de atingir esse objetivo. Essa solução permitirá à empresa maximizar a confiabilidade das suas políticas de gerenciamento de dados. Com isso o negócio poderá obter certificações de qualidade, fechar contratos com negócios que exigem práticas mais robustas e ter alta competitividade.

A transformação digital levou a tecnologia para todos os setores do ambiente corporativo moderno. Nesse contexto, manter informações em ambientes seguros é fundamental: só isso permite que a empresa tenha poucos problemas relacionados à perda de integridade de dados e consiga integrar os seus registros e várias práticas do seu dia a dia.

Nesse cenário, o DLP é um passo básico para que a empresa tenha o sucesso esperado a médio e longo prazo. Ele consegue mitigar as chances de um vazamento ocorrer e as informações internas serem acessadas por outras pessoas. Desse modo, a empresa conseguirá utilizar as informações internas de tal modo que elas possam ser a fonte de alta competitividade.

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre como manter a sua empresa competitiva? Então assine a nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos como este!

Você também pode gostar

Deixe um comentário