DevOps: o que você precisa saber sobre esse tema?

DevOps
6 minutos para ler

A sua empresa investe em DevOps? No ambiente corporativo atual, ter times que são ágeis e integrados é algo fundamental. Afinal de contas, esse é um passo básico para o negócio garantir que dois fatores de alta competitividade façam parte do seu dia a dia: a inovação e a flexibilidade.

O DevOps mantém times unificados para maximizar a sua performance e garantir alto nível de agilidade. Assim, as empresas podem trabalhar para responder às demandas em prazos baixos e dentro do esperado pelos seus clientes e parceiros comerciais. Além disso, conseguem otimizar rotinas e encontrar formas mais inovadoras para atingir as suas metas.

Se você quer saber mais sobre o DevOps e como ele pode ser utilizado, confira o post a seguir!

O que é DevOps?

DevOps é o termo utilizado para definir estratégias de gestão de equipes em que os times trabalham lado a lado para executar um projeto ou processo.

Essa metodologia foi empregada inicialmente na área de desenvolvimento de TI, com negócios unificando os times de desenvolvimento e operações. Esse fator, aliás, foi o que deu o nome para a estratégia, uma vez que DevOps é o resultado da união das palavras “development” e “operations”.

Empregados em qualquer setor, os princípios do DevOps ajudam as empresas a terem um fluxo de entrega de resultados que é mais ágil, flexível e alinhado com os padrões do mercado.

Isso coloca a marca em sintonia com as metas do mercado e as demandas da economia moderna. Afinal de contas, ela sempre estará em sintonia com as demandas e tendências do seu setor.

Por que investir no DevOps?

Investir no DevOps pode ser uma ótima estratégia para qualquer empresa. Mesmo que fora do time de TI, essa abordagem permite à marca ter mais qualidade e performance em todos os seus fluxos de trabalho.

Confira, a seguir, os benefícios dessa metodologia!

Redução de custos

Times que trabalham de maneira integrada conseguem reduzir custos ao aproveitar melhor os recursos existentes. Eles também são capazes de minimizar gastos ao errarem menos e serem mais produtivos.

Isso dará à marca mais verba para a realização de novos investimentos a médio e longo prazo, assim como uma maior margem de ação nos cenários em que há crise econômica.

Diminuição de conflitos

Conflitos podem acontecer em vários negócios. Uma das formas de solucioná-los é por meio da integração entre times.

Isso torna a comunicação entre pessoas mais robusta e com menos interferências. Desse modo, as chances de problemas acontecerem será muito menor, uma vez que todos estarão alinhados no seu dia a dia.

Ganho de flexibilidade

A flexibilidade é um grande fator para quem pretende manter a sua empresa competitiva — e o DevOps dá as bases para que isso ocorra.

Com equipes mais robustas e integradas, haverá mais conhecimento a ser empregado na hora de encontrar o melhor caminho para solucionar um desafio.

E-book Cultura Data DrivenPowered by Rock Convert

Facilidade em inovar

A inovação é outro fator que pode ser ampliado com o DevOps. Com times mais diversificados, o número de conhecimentos que será empregado durante o planejamento crescerá.

Como consequência, os times poderão rastrear formas mais ousadas para atingir as suas metas de médio e longo prazo.

Agilidade na resolução de problemas

Assim como a inovação, o tempo necessário para mitigar problemas cairá no ambiente movido pelo DevOps. E a razão é semelhante: o maior cruzamento de conhecimentos na orientação das equipes.

Como adotar o DevOps?

O DevOps deve ser adotado por todos os times que procuram melhorar a sua performance diária. Mas, para que isso dê certo, os profissionais de TI e das outras áreas devem receber uma boa orientação e contar com um planejamento de ponta.

Veja como fazer isso, a seguir!

Tenha uma boa comunicação

A comunicação é uma peça fundamental na adoção de qualquer estratégia de trabalho ou nova metodologia. Ela permite que os times fiquem mais alinhados, em prazos menores e com maior nível de engajamento. Assim, todos saberão o que deve ser feito para atingir as metas necessárias e quais serão os impactos das escolhas tomadas pela liderança da TI.

Portanto, sempre que for adotar o DevOps, os times devem trabalhar para orientar as suas equipes e definir um plano de ação robusto. Ele deve ser divulgado a todos de forma clara e objetiva, para que as equipes entendam o impacto positivo que essa metodologia terá em seu dia a dia.

Comece em projetos pequenos

O DevOps pode se apresentar como uma grande mudança no dia a dia das empresas. Portanto, é fundamental que a sua adoção seja feita de modo inteligente — ou seja, aos poucos.

Iniciar o uso do DevOps em projetos de pequeno porte ajuda as equipes a entender o que deve ser feito e a fazer ajustes com facilidade, além de minimizar o impacto de problemas. Desse modo, quando a metodologia for integrada em todos os setores, a mudança será feita com facilidade.

Tenha o apoio de um especialista

O apoio de um especialista também pode ser de grande valor para quem quer utilizar o DevOps no seu dia a dia.

Ele orientará a empresa em todas as etapas da migração para essa nova forma de trabalho, fornecerá feedbacks e estruturará um plano de ação de baixo risco. Ao mesmo tempo, fornecerá o suporte necessário para a sua equipe atingir os resultados esperados.

Os especialistas contratados também podem ajudar a marca na escolha das suas ferramentas de integração. Softwares de gestão, cloud computing e gestão de equipes são cruciais para o sucesso do DevOps. Por isso, eles sempre devem ser escolhidos com o apoio adequado.

O ambiente de TI passou por grandes mudanças nos últimos anos, exigindo que as empresas sejam mais rápidas na resposta a demandas externas e consigam inovar com rapidez. Por isso, os negócios devem ter a habilidade de responder com agilidade às demandas e mudanças do setor.

Nesse sentido, investir em DevOps é uma ótima abordagem para quem procura por formas de integrar times e minimizar problemas.

Essa abordagem garante que as equipes trabalharão em conjunto para solucionar desafios, maximizando a performance existente. Por isso, não deixe de contar com o DevOps na hora de otimizar o seu setor de TI!

Quer saber mais sobre como um especialista pode ajudar com o DevOps? Então, fale conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário