Entenda a importância de desenvolver profissionais de TI

Entenda a importância de desenvolver profissionais de TI
5 minutos para ler

Você já parou para pensar que o sucesso do seu negócio está atrelado ao desenvolvimento dos profissionais que fazem parte dele? Pode até parecer óbvio, mas conhecer as habilidades, ambições e pontos de desenvolvimento do seu time ajudará a mapear os gaps da sua equipe e com isso auxiliá-la na sua jornada de desenvolvimento.

Instituições que acreditam que é suficiente contratar um profissional apenas com conhecimento, tendem a ficar para trás. Assim como a tecnologia está em constante mudança e atualização, para atrair e reter profissionais de TI é necessário investir em treinamentos constantes, feedbacks, programas de incentivo e canais de comunicação eficazes.

Como desenvolver profissionais de TI?

É nítido que a demanda por profissionais de TI vem aumentando com o passar dos anos. Até 2024, a área de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais, de acordo com relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Porém, é importante lembrar que não basta apenas contar com um profissional com conhecimentos técnicos. Se você espera que a sua equipe de TI se torne referência na área é importante desenvolver soft skills como responsabilidade, autonomia, confiança, entre tantas outras.   

Para auxiliar neste processo, elaboramos um material totalmente gratuito que tem como objetivo avaliar comportamentos e habilidades de profissionais de TI. Nele você encontrará um teste que informa como está a performance de uma pessoa profissional de TI e, ao final, é possível acessar dicas valiosas para se tornar um profissional estrela na área.

Além disso, hoje, listamos algumas práticas interessantes para potencializar a sua equipe de TI:

Conhecer o seu time

Para conseguir mapear os gaps da sua equipe de TI, bem como orientar cada profissional na sua jornada de desenvolvimento é importante que você conheça as proficiências de cada colaborador do seu time. Assim você conseguirá atender a necessidade de cada pessoa, bem como as demandas da equipe.

Entender as ambições das pessoas

Será que aquele programador que está atuando como Back-end, gostaria de desenvolver-se em outra área? Estar atento aos desejos de seus liderados é uma importante lição para reter e desenvolver seus colaboradores. Oferecer oportunidades para que eles aprendam sobre outras atividades demonstra empatia e interesse tanto para a vida pessoal quanto profissional das pessoas.

Desenvolver skills

Ferramentas Gratuitas para facilitar a rotinaPowered by Rock Convert

Algumas pessoas já nascem com um talento para o raciocínio lógico, enquanto outras precisaram exercitá-lo para terem maior domínio. Saber direcionar pessoas e até mesmo deixá-las em sintonia com suas habilidades é um importante passo para o desenvolvimento ou para a descoberta de novas skills.

Oferecer segurança e autonomia

Um ambiente seguro é feito de pessoas que confiam umas nas outras. Assegure que seu time terá independência e autonomia para realizar suas atividades. Ofereça diferentes desafios para que elas possam exercitar o pensamento estratégico. Dessa forma, você provocará a criatividade da sua equipe e ainda oferecerá autonomia.

Aposte em canais de comunicação eficazes

A falta de comunicação pode ser um fator impeditivo para o sucesso da sua equipe de TI. Apostar em canais de comunicação interna eficazes é essencial para que todos os colaboradores estejam alinhados. Podemos citar alguns exemplos de ferramentas para implementar na sua empresa: email corporativo, intranet, mural de recados, TV corporativa, softwares para comunicação e o uso das redes sociais.

Explore a troca de ideias

Propor uma “roda de conversa” – pode ser virtual – a respeito de um assunto necessário para o desenvolvimento do seu time pode ser um bom caminho a seguir para expandir os conhecimentos de uma equipe. Dessa forma os colaboradores pesquisam mais sobre um determinado tema e ainda compartilham o conhecimento com outros colegas.

Incentive a capacitação

Pessoas profissionais de TI buscam atualizar-se sobre o mercado tecnológico constantemente. Busque entender qual é a melhor forma de aprendizado para eles, seja através de vídeos, leitura, podcasts, workshops etc. Investir em treinamentos poderá impactar diretamente no rendimento do negócio.

Mapeamento de gaps

Para saber quais são os pontos a desenvolver em cada profissional, um líder deve fazer um mapeamento sobre os gaps do time. Se for necessário, realoque o profissional ou a atividade e alinhe as mudanças com as atuais práticas de TI. Isso aumenta a chance de aumentar a produtividade e a satisfações do seu time.

Estas são apenas algumas dicas para potencializar de forma estratégica da sua equipe de TI. Para saber mais sobre o desenvolvimento de profissionais de TI, inscreva-se gratuitamente no Dev Week.

Lançamos esta programação em parceria com a Zenvia para celebrar o Dia da Pessoa Profissional de TI (19). O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, irá abordar 3 temas da área da TI: tendências de TI, o impacto da presença feminina na tecnologia e a importância de desenvolver o pensamento estratégico da sua equipe de TI.

Você também pode gostar

Deixe um comentário