Saiba quais os principais passos para compor e motivar uma equipe de TI!

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Que a tecnologia tem um papel transformador no ambiente de trabalho de uma empresa é algo conhecido por muitos gestores. Mas o que poucos sabem é o impacto que uma equipe de TI motivada pode ter nos seus resultados.

O time de tecnologia é responsável por manter toda a infraestrutura e os serviços da área funcionais. Ela também trabalha no alinhamento de estratégias, garantindo que o setor seja capaz de incorporar ao dia a dia do negócio soluções inteligentes e capazes de agregar valor ao serviços e produtos da empresa. Por isso, buscar que ele tenha condições de desempenhar um melhor trabalho é fundamental.

Quer saber mais sobre o tema e descobrir como motivar a sua equipe de TI? Então, confira o post a seguir!

Como a equipe de TI afeta o dia a dia do usuário?

Todo setor de tecnologia é regido por um conjunto de políticas de segurança, privacidade, governança e gestão. Juntas, elas tornam a infraestrutura mais alinhada com as demandas dos usuários. Além disso, todas trazem mais confiabilidade para os ativos de TI, evitando que eles não sejam integrados ao dia a dia do usuário conforme o planejado.

Nesse contexto, a equipe de TI tem um papel de destaque. Os técnicos, analistas, desenvolvedores e profissionais de suporte são responsáveis por manter a infraestrutura funcional e disponível para todos. É o seu trabalho, portanto, que evita riscos de segurança, aumenta a integração dos recursos no dia a dia de outros setores e gera maior valor agregado para os investimentos realizados pela empresa.

Em outras palavras, sem um bom time de TI, a empresa corre o risco de perder competitividade frente a concorrentes em todas as áreas em que depende de soluções tecnológicas. 

Como esses profissionais trabalham com a gestão e a manutenção dos recursos, as rotinas por eles executadas influenciam diretamente a habilidade da empresa de entregar resultados alinhados às expectativas do mercado. Portanto, a empresa deve ter uma atenção especial para a sua equipe e sempre garantir que ela possa trabalhar com alta qualidade.

Por que uma boa equipe pode te ajudar a entregar melhores resultados?

Como apontei, a equipe de TI tem um papel de grande importância na manutenção da qualidade dos recursos computacionais existentes. Mas, para que ela possa trabalhar dentro das expectativas do negócio, o gestor deve estar atento à motivação dos profissionais. Ou seja, ela precisa manter a equipe com todos os recursos necessários para que sempre faça o melhor trabalho possível.

Quando os times estão motivados, todos trabalham com mais foco nas demandas de médio e longo prazo. Cada meta estratégica será buscada com afinco. Afinal, os times terão conhecimento do seu papel na cadeia do negócio e da sua importância para que a empresa consiga se manter competitiva.

Em outras palavras, times motivados são capazes de trabalhar mais e melhor. Eles focam o que é necessário para a empresa entregar os resultados esperados e planejam-se com mais qualidade. No caso da área de TI, em específico, a tecnologia conseguirá apresentar uma performance uniforme e alinhada às demandas de todos os usuários.

Como garantir um melhor trabalho para o time de TI?

Para garantir que a equipe de TI sempre apresente o melhor resultado possível, é fundamental que o gestor tenha recursos de motivação e apoio integrados aos seus processos. Confira, a seguir, algumas medidas que podem ser aplicadas com esse fim!

Forneça autonomia

Não é raro que os times de TI tenham que tomar decisões com agilidade e segurança. Nessas horas, um fator que pode ajudar os profissionais é a autonomia. Ela dá mais liberdade para que a pessoa possa identificar a melhor forma de vencer uma situação e, com isso, minimizar os impactos causados.

Portanto, sempre estimule a autonomia das equipe de TI. Dê a liberdade necessária para os times tentarem novas formas de solucionar problemas ou atender a demandas existentes. Foque, em outras palavras, mais os resultados do que os processos.

Integre profissionais

A integração entre equipes é outra forma de evitar problemas e aumentar a qualidade do trabalho prestado pela equipe de TI. Ela também minimiza erros e conflitos internos. Afinal, a troca de informações será mais ágil e robusta.

Portanto, o profissional de gestão deve sempre estimular as equipes a trabalhar de modo integrado. Busque criar um ambiente colaborativo, com o apoio de ferramentas como o cloud computing e sistemas de gestão. Isso minimizará falhas na troca de informações e garantirá que as soluções para os desafios diários sejam muito mais inovadoras.

Tenha uma política de benefícios

Ter uma política de benefícios também é um caminho que pode ser tomado pela empresa para motivar as suas equipes. Ela precisa ser pensada considerando demandas internas e o perfil dos times. Além disso, precisa ser clara e objetiva.

Os benefícios podem ser aplicados quando metas são alcançadas, por exemplo. Desse modo, os times terão mais incentivos para trabalhar com foco em bons resultados. Afinal, o seu trabalho será reconhecido por meios que vão além de um elogio direto.

Aplique feedbacks

Feedbacks devem ser vistos como uma importante ferramenta de gestão. Eles permitem ao gestor, por exemplo, reconhecer um trabalho bem-feito. Ao mesmo tempo, abrem espaço para a equipe corrigir problemas e alinhar expectativas.

Portanto, sempre trabalhe na aplicação de feedbacks. Ao término de projetos, migrações ou treinamentos, faça reuniões 1:1 com cada time. Aproveite esse momento para explicar como evitar más práticas e o que deve ser replicado e valorizar aqueles que batem as suas metas com facilidade.

Ao contratar, pense estrategicamente

Para que a equipe de TI tenha um impacto direto nos resultados da empresa, o gestor precisa pensar as suas contratações estrategicamente. Muitas das práticas que listei acima dependem de um time bem-estruturado. Portanto, não deixe de pensar no outsourcing como uma forma de ser apoiado por pessoas de qualidade.

Também utilize mecanismos, como uma consultoria de TI, para otimizar a contratação de equipes e a sua gestão. Essas estratégias auxiliam o negócio a ter acesso ao conhecimento de profissionais certificados. Desse modo, a empresa sempre contará com o apoio das práticas mais inteligentes do mercado.

Um dos maiores ativos que uma organização pode ter são os seus profissionais. Times motivados conseguem trabalhar com mais foco e precisão. Além disso, ficam mais dispostos a atingir as metas impostas e os requisitos mínimos de performance.

Por isso, o negócio deve sempre pensar em investimentos que vão além da aquisição de novas tecnologias, como a computação em nuvem e sistemas de análise de dados. Para extrair o máximo da sua infraestrutura e ter rotinas inteligentes, os times também devem ser motivados. Assim, conseguirão visualizar o seu papel dentro da organização e sempre buscar atingir o desempenho que é esperado deles.

Portanto não deixe de investir na sua equipe de TI. Aposte no outsourcing e em outras abordagens, como boas metodologias, para ter um time talentoso e eficaz. Dessa maneira, todos poderão contribuir para agregar valor às soluções do negócio.

Curtiu essas dicas? Então, compartilhe-as entre os seus contatos, para que mais pessoas possam trabalhar com alta performance!

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