Saiba como driblar os desafios de liderar uma Equipe Multidisciplinar!

6 minutos para ler

Já pensou em investir em uma equipe multidisciplinar? No dia a dia de empresas, é comum que setores façam atividades lado a lado. O mundo contemporâneo demanda, aliás, que companhias tenham uma cadeia operacional mais unificada.

Mas isso pode trazer alguns desafios para o gestor. Afinal, quando falamos de equipes multidisciplinares, estamos tratando de times com interesses diferentes. Por isso, se o gestor pretende se aproveitar dos benefícios que essa estratégia traz, é importante fazer tudo com cuidado.

Para ajudar você a entender que benefícios as equipes multidisciplinares trazem e como lidar com eles, preparei o post a seguir. Continue a leitura e veja o que fazer para não ter erros ao adotar essa abordagem no seu dia a dia!

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é aquela que é formada por pessoas de diferentes perfis e habilidades. Em um projeto de tecnologia, por exemplo, um time com essa característica pode reunir pessoas como:

  • desenvolvedores;
  • profissionais de marketing;
  • profissionais de suporte;
  • analistas de vendas;
  • especialistas em segurança digital;
  • analistas de testes.

Essas pessoas trabalharão lado a lado para entregar uma ferramenta competitiva e alinhada com as demandas dos usuários. Haverá um constante fluxo de informações, facilitando o alinhamento de conhecimentos e expectativas. Desse modo, o resultado final será capaz de atrair receitas muito maiores para a empresa!

Quais são os maiores desafios que esse tipo de equipe traz?

Ter uma equipe multidisciplinar pode trazer alguns desafios para a empresa. Confira os principais, a seguir!

Reconhecer o perfil e as limitações do time

Quando o gestor trabalha com um grupo de profissionais com funções e conhecimentos semelhantes, é fácil avaliar a sua capacidade de trabalho. Porém, nos times multidisciplinares, isso pode ser um problema. Afinal, o número de saberes e habilidades a ser considerado será muito maior.

Garantir que os colaboradores tenham um bom relacionamento

Saberes diferentes levam, também, a propostas diversas para solucionar o mesmo problema. Por isso, o gestor deve ter cuidado com a comunicação: se os times estão acostumados com outros métodos de trabalho, conflitos podem surgir, influenciando negativamente os resultados obtidos.

Identificar e ampliar o potencial de cada um

No dia a dia da gestão, tarefas são distribuídas para todos os profissionais. Isso deve ser feito considerando as habilidades de cada pessoa. Mas, assim como ocorre na definição das limitações do time, saber o que deve ser valorizado em cada pessoa pode ser um problema para gestores que não sigam boas práticas.

Selecionar as pessoas corretas

Para montar uma equipe multidisciplinar de sucesso, um ponto de partida fundamental é a escolha dos que estarão envolvidos. O gestor precisa entender que saberes e valores combinar em cada grupo. Assim, ele pode montar um grupo de trabalho que será robusto e preparado para lidar com qualquer problema!

Alinhar metas

Um dos pontos importantes para o fluxo de trabalho de uma equipe multidisciplinar dar certo é o alinhamento de metas. Isso evita que cada pessoa trabalhe com objetivos diferentes. Ou seja, as chances de se ter um time que não caminha em busca das mesmas metas são reduzidas.

Como solucionar os desafios de se ter uma equipe multidisciplinar?

Lidar com os desafios que listei acima não precisa ser uma dor de cabeça. O gestor pode escolher algumas medidas que evitam falhas e situações problemáticas. Confira, a seguir!

Aposte em uma boa comunicação

A comunicação é algo básico para alinhar a sua equipe e manter todos com objetivos semelhantes. Ela também facilita a troca de informações e a busca por soluções para os problemas atuais. Além disso, evita que más práticas se perpetuem por meio de um bom fluxo de feedbacks.

Valorize a autonomia de cada pessoa

Para entregar os resultados esperados, os profissionais devem trabalhar com algum nível de autonomia. Em muitos momentos, será necessário tomar decisões rápidas. Para que isso seja possível, os times devem ter liberdade para escolher o melhor caminho conforme as informações que eles têm na sua mão.

Trabalhe com métricas

Um método simples de entender se os resultados foram alcançados é utilizar métricas de performance. Elas são utilizadas para rastrear atrasos, a performance de pessoas e a produtividade do time. Assim, se gargalos aparecerem, o gestor conseguirá solucionar o problema com facilidade e precisão.

Escolha os integrantes considerando as suas demandas

Cada projeto ou time interno será montado para atender a uma demanda específica. Por isso, sempre leve isso em conta ao montar a sua equipe multidisciplinar. Isso evitará que pessoas boas, mas inadequadas para aquele momento, sejam integradas às suas atividades.

Sempre revise rotinas

Se o gestor pretende manter o time com uma boa performance sempre, as suas rotinas devem ser revisadas regularmente. Isso garante que cada profissional atuará com um bom padrão de trabalho. Além disso, manterá as suas práticas alinhadas com as necessidades da empresa.

Conte com o apoio da tecnologia

Não há como falar em um time multidisciplinar sem pensar em TI. A computação na nuvem, os sistemas de gestão integrada e as ferramentas de comunicação são fundamentais para essa estratégia. Afinal, eles mantêm os times com alta performance e integrados, mesmo que trabalhem a distância.

Que benefícios uma equipe multidisciplinar traz para o seu dia a dia?

Afinal, vale a pena lidar com todos esses desafios para ter uma equipe multidisciplinar? A resposta, em poucas, palavras, é sim. Esse tipo de time consegue tornar o negócio mais competitivo, sem elevar riscos ou custos.

Tudo isso se dará a partir de benefícios e impactos, como:

  • maior inovação no dia a dia da empresa;
  • ganhos de produtividade com a eliminação de rotinas redundantes;
  • eliminação dos erros operacionais;
  • redução do número de gargalos que existem na cadeia operacional.

A economia está passando por um momento difícil. Nessas horas, empresas devem estar atentas e buscar tudo o que for necessário para manter a sua competitividade. Isso passa por medidas como o investimento em novas tecnologias e a atualização de processos.

Buscar um time mais diversificado também é algo que pode ser feito pela empresa. As equipes internas podem ser modificadas e ter os seus conhecimentos atualizados. Além disso, novas formas de gerir rotinas podem ser incorporadas.

Portanto, não deixe de considerar a busca por uma equipe multidisciplinar como algo importante para a sua empresa. Isso dará a times a habilidade de entregar melhores resultados gastando menos. Desse modo, a companhia conseguirá se manter competitiva e capaz de atender sempre às demandas de clientes e parceiros comerciais!

Curtiu a nossa dica? Então, compartilhe este post entre os seus contatos para que eles também conheçam esse modo de gerir rotinas operacionais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário