7 eventos de tecnologia que você deve conhecer!

6 minutos para ler

A área de TI muda continuamente. Uma das formas de se manter atualizado e garantir que o negócio sempre fará investimentos nas melhores novidades é acompanhar os eventos de tecnologia. Eles são o melhor ambiente para encontrar as tendências do setor, buscar novas oportunidades e fazer negócios de sucesso.

Ou seja, se você está de olho nos principais eventos de tecnologia, pode aproveitar mais chances para tornar a TI um ativo estratégico do negócio. Os investimentos sempre estarão alinhados com as mais relevantes novidades existentes. Assim, você conseguirá manter uma infraestrutura inovadora e de alto valor agregado.

Quer saber mais sobre que eventos acompanhar? Então confira a lista que preparei com os 7 melhores, a seguir!

1. Mobile World Congress

A Mobile World Congress, ou apenas MWC, é um dos maiores eventos de telecomunicações do mundo. A feira acontece anualmente, em Barcelona, e é palco de lançamentos e apresentações das principais empresas do ramo. Ela ocorre, normalmente, em fevereiro, e é responsável por grande parte do fluxo de turistas da cidade nessa época do ano.

Na MWC encontram-se todos os profissionais do setor de telecomunicações. Empresas de telefonia, distribuidoras de equipamentos de rede e, até mesmo, fabricantes de celulares utilizam o local para fazer negócios e lançar novos produtos (ou anunciar conceitos tecnológicos). O congresso tem acontecido quase interruptamente desde 1987, e o cancelamento só ocorreu em cenários excepcionais, como a pandemia da Covid-19, em 2020.

2. SXSW

Realizada em Austin, no Texas, a South By Southwest (ou apenas SXSW) tem foco em novidades e tecnologias disruptivas. O evento se tornou um palco de lançamento de tendências em razão do seu foco em tópicos que passam por todos os setores da economia. Sempre, é claro, considerando o impacto que a transformação digital pode ter em cada área.

No SXSW também ocorrem shows musicais e o lançamento de filmes. O evento acontece desde 1987 e já chegou a durar 10 dias. Por isso, se você quer entender como a TI pode afetar a sua vida em vários cenários, fique atento para a próxima edição e garanta o seu ingresso.

3. Rio Creative Conference

A Rio2c (Rio Creative Conference) acontece anualmente no Rio de Janeiro. Ela é voltada para pessoas que trabalham em setores inovadores ou de criatividade em toda a América Latina. O seu público pode se dividir em nove grandes categorias, que são:

  • arte;
  • mídia e entretenimento;
  • comunidades colaborativas e inteligentes;
  • tendências e novo consumo;
  • futuro da sociedade e impacto socioambiental;
  • qualificação e educação profissional;
  • saúde;
  • bem-estar e alimentação;
  • transformação das empresas e dos empregos.

Quem participa da Rio2C tem acesso a oportunidades de negócios, minieventos e palestras de grandes empresas. Todas elas são voltadas para promover a troca de saberes e a criação de redes de contato. Assim, um ambiente mais inovador pode ser criado para promover mudanças para desafios atuais e futuros.

4. Facebook Developer Conference

O Facebook é a maior rede social do planeta. Parte desse sucesso ocorre apenas em razão da sua plataforma de desenvolvedores. Eles são responsáveis por levar a rede para mais lugares e integrar as suas soluções em novos serviços.

Para promover a integração entre os seus desenvolvedores, a empresa promove anualmente a Facebook Developer Conference. Ela ocorre em São Francisco, na Califórnia, desde 2007. O evento também é chamando de F8, uma referência aos hacktons de oito horas que são promovidos nas edições.

A F8 aconteceu dez vezes desde a sua primeira edição. Os anos de 2009, 2012, 2013 não tiveram edições e a de 2020 foi substituída por uma conferência totalmente online. O evento é utilizado para realizar grandes anúncios, como o botão de like (e outros plugins sociais), o OAuth 2.0 e a criação de um serviço de encontros integrado nativamente à rede social.

5. Apple Worldwide Developers Conference

A Apple é uma das maiores empresas de tecnologia do planeta. O seu ecossistema de aplicativos é utilizado por uma grande quantidade de desenvolvedores e já trouxe lucros bilionários para quem está envolvido.

Se você fornece soluções para a plataforma (ou tem dispositivos da empresa no seu dia a dia), a Apple Worldwide Developers Conference (ou WWDC) deve estar na sua agenda. Executada anualmente, ela atrai mais 5 mil pessoas para São Francisco.

Nela, além de novas versões do kit de desenvolvimento e mudanças internas nos softwares da companhia, também são anunciados produtos: o Xserve, o Apple Cinema Display e anúncios relacionados ao iPhone são regularmente apresentados na conferência.

A WWDC, portanto, é o principal evento para quem acompanha as novidades da Apple. Desde 2007, a conferência acontece em junho. Porém, para 2020, ainda não há anuncio de uma data, por causa da Covid-19.

6. Google I/O

Assim como a Apple, o Google também promove uma conferência para unir os desenvolvedores de soluções tecnológicas para as suas plataformas de serviços e hardwares. A chamada Google I/O é realizada anualmente. O seu nome é uma referência ao termo input/output (entrada/saída) e o slogan “Innovation in the Open” (ou Inovação Aberta, em uma tradução livre).

A Google I/O já tratou de todos os principais serviços e produtos do Google. Das APIs do Google Maps ao lançamento de novos dispositivos, como a linha Nexus, vários tópicos já passaram por ela. Mas os de maior destaque, porém, têm sido os anúncios de novas versões do sistema operacional Android, uma das principais plataformas da empresa.

7. QCon

Para quem trabalha com tecnologia e desenvolvimento, a QCon (Conferência Internacional de Desenvolvimento de Softwares) é uma parada quase obrigatória. Ela acontece no começo do ano, em São Paulo. O seu foco é a troca de experiências entre profissionais de TI que estão envolvidos diretamente ou indiretamente com a criação de sistemas.

Na QCon, os participantes também podem ter acesso a soluções inovadoras, compartilhar cases de sucesso e fazer networking. Os temas abordados envolvem tópicos como Machine Learning, Data Science, Inteligência Artificial e cultura empresarial. Por isso, ela é vista como uma ótima forma de encontrar soluções para desafios diários do setor de TI.

Participar de eventos de tecnologia deve ser sempre visto como uma ótima estratégia. A empresa precisa, ao menos, acompanhar aqueles que afetam o seu dia a dia. Afinal, investir em novas soluções é fundamental para ter sucesso em médio e longo prazo.

Portanto, não deixe de acompanhar os melhores eventos de tecnologia do seu setor. Além de ser um ótimo ambiente para fazer networking, você também poderá conhecer novidades diretamente com os responsáveis pelo seu lançamento. Assim, planejar o seu futuro e o do seu negócio será muito mais fácil.

Há mais formas de se preparar para o futuro. Saiba tudo sobre a obtenção de certificações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário