Gentileza: qual a importância no ambiente profissional e pessoal?

4 minutos para ler

Você sabia que ser gentil pode afetar diretamente a sua saúde? Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial da Gentileza (13), iremos falar sobre a importância da gentileza no ambiente profissional e pessoal.

De acordo com um estudo do IBGE, em média, os brasileiros trabalham 8h por dia. Isso significa que nós dedicamos pelo menos 40h da nossa semana para o trabalho.

Diante disso, não tem nada de errado em buscar um ambiente de trabalho que possa ser saudável, com trocas respeitosas, onde você seja ouvido e que se sinta acolhido. Contudo, a construção deste ambiente só é possível com boas pitadas de gentileza – ou poderia ser um “caminhão” de gentileza?

Continue lendo esse artigo se você deseja saber como tornar o ambiente corporativo da sua empresa referência quando o assunto é gentileza!

Por que incentivar a gentileza entre os colaboradores?

A gentileza é crucial para o desenvolvimento de uma equipe e a sua performance, impactando diretamente o engajamento do colaborador com uma empresa e ajudando a reter talentos.

Pode apostar que a gentileza é um fator presente para uma equipe criativa, que saiba resolver problemas e pensar de forma inovadora. Através dela, o time consegue exercitar maior empatia e fazer com as pessoas se sintam mais pertencentes a um determinado lugar. 

Além disso, “a gentileza é capaz de beneficiar o sistema imunológico e a pressão sanguínea, e ajuda as pessoas a viverem mais e melhor”, isso é o que aponta o estudo The Rabbit Effect – O efeito coelho, em tradução livre – da médica da Universidade de Columbia, Kelli Harding.

Imagina que legal ter uma equipe que pratica a gentileza todos os dias e ainda tem sua saúde beneficiada por ela?

LEIA TAMBÉM: 5 Livros que toda pessoa profissional de TI deve ler – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software

Como colocar a gentileza em prática no ambiente de trabalho?

Em um trecho do livro Extraordinário, R. J. Palacio, disse a frase que prometia nos trazer um olhar mais afetuoso sobre as relações humanas: “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”. Concordamos com a autora e decidimos trazer algumas dicas neste artigo.

Porém é importante lembrar que não existe uma receita de bolo para exercitar a gentileza, é quase que um caminho intuitivo, onde cada um descobre o que funciona melhor para suas relações. Então estas são apenas algumas sugestões que achamos que podem ser úteis na sua organização. Fique à vontade para usá-las!

Ferramentas Gratuitas para facilitar a rotinaPowered by Rock Convert

Incentive a colaboração

Equipes que trabalham juntas e se apoiam são mais produtivas do que colaboradores que trabalham de forma isolada. Isso ajuda inclusive a sensação de pertencimento de pessoas ao time.

Pratique a escuta atenta

Busque conversas em que você realmente preste atenção no que as outras pessoas do seu time estão dizendo, ao invés de apenas encontrar uma resposta. Saber ouvir é essencial para fortalecer conexões, melhorar a relação com quem nos cerca e ainda crescer individualmente.

Exercite a arte da paciência

A paciência é fundamental, pois nos ajuda a sermos mais tolerantes com os erros dos outros e, principalmente, com os nossos. No ambiente corporativo lidamos com pessoas muito diferentes, por isso, ser paciente e trabalhar a resiliência em diferentes momentos é importante para um ambiente saudável.

Elogie as outras pessoas

O elogio é uma das formas mais genuínas de demonstrar sua admiração pelo outro. Não tenha medo: demonstre como você admira a forma que seu colega lida com determinadas situações, fale sobre o jeito particular que ele desempenha uma atividade, sobre o seu jeito animado, atencioso, proativo etc. Isso promove alegria, estreia vínculos e auxilia na segurança.

Saiba pedir desculpas

Quem nunca se expressou de uma forma que não gostaria? Reconhecer o erro é essencial para o crescimento pessoal, demonstra humildade e preocupação com as outras pessoas. Porém, mais importante do que isso, é demonstrar com atitudes que se arrepende de algo.

Respeite as diferenças

Não dê “apelidos” que possa causar algum desconforto em outra pessoa, demonstre que se importa com os outros colaboradores, pense antes de impor alguma ideia e, caso a faça, lembre-se que no ambiente corporativo existem pessoas diversas, sendo assim, sempre respeite o outro da mesma forma que gostaria de ser respeitado.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado a tornar a gentileza ainda mais presente na sua empresa. Siga nossas redes sociais para mais conteúdos como este e deixe nos comentários as dicas que estão sendo colocadas em práticas no seu ambiente corporativo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário