Incentivando conexões saudáveis entre os colaboradores

4 minutos para ler

Nessa semana em que é comemorado o Dia do Amigo, (20), ficamos bastante pensativos sobre o que falar a respeito dos últimos meses que, devido a uma pandemia mundial, obrigaram a população a evitar o contato físico.

Sabíamos que essa distância não seria fácil, ainda mais considerando o fato de que o Brasil é o terceiro país mais sociável do mundo, atrás somente de Porto Rico (2°) e México (1°). Isso é o que mostra o estudo ‘The Relational Mobility’, publicado na revista da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos.

Com o nosso “jeitinho incansável” de ser, logo começamos a traçar estratégias para que pudéssemos reduzir a sensação de distância entre todos. Se pudéssemos definir os últimos meses em apenas uma palavra diríamos: reinvenção.

Direcionamos os nossos esforços para fortalecer os laços dos colaboradores, fazendo com que todos se sentissem perto e nos surpreendemos com o resultado. Quem diria que aquela frase clichê, “não é preciso estar perto para estar junto”, realmente funcionaria? A prática nos mostrou que, sim, é possível!     

E assim chegamos até aqui, com uma equipe que, não apenas abraçou a ideia do home office, como investiu muita energia para fazer com que as conexões continuassem sendo próximas.

Conectados pelo digital

Aqui na Datum, antes de uma pandemia mundial servir como pano de fundo para os nossos dias, utilizávamos um modelo de trabalho presencial, com trocas de ideias diárias, regadas a muito café e risadas. Por isso, sentimos um impacto grande quando tivemos que nos afastar. Vimos que chegava o momento de pensar fora da caixa e ir em busca de recursos para manter essa conexão ainda presente.

Ferramentas Gratuitas para facilitar a rotinaPowered by Rock Convert

Nos reinventamos e, com isso, aprimoramos o contato entre os colaboradores. Foi então que começamos a utilizar ferramentas que permitissem maior interação entre eles e tivemos resultados positivos.

Implementamos o uso de uma plataforma de engajamento, utilizada para conectar as pessoas e, a partir disso, percebemos que foi possível acompanhar mais de perto a rotina de todos. O canal de interação permite que os colaboradores enviem feedbacks, possibilitando parabenizar um colega por um projeto concluído ou simplesmente para agradecer a parceria no dia a dia.

Isso tornou a rotina de trabalho mais leve, trazendo formas de estar perto mesmo a quilômetros de distância. 

Eventos Online: fortalecendo os laços

Nos últimos meses, realizamos alguns eventos de forma virtual para aproximar os habitantes do planeta roxo. Nesses encontros eles aproveitaram os “happys” no conforto de suas casas e, claro, que com o nosso último evento não foi diferente. A Festa Junina reuniu todos os colaboradores para um momento de descontração em que pudemos usar roupas típicas e escutar músicas de uma das festas mais amadas pelos brasileiros.

As Dailys também são uma peça-chave para construir uma comunicação mais aberta entre a equipe. Todos os dias nosso time corporativo se reúne para conversar sobre a rotina e as novidades do dia anterior. Isso acaba levando a momentos mais descontraídos, falando desde o planejamento diário de trabalho, até a rotina dentro de casa.

Outro momento que gerou engajamento e grande troca entre os colaboradores, trata-se dos encontros quinzenais que contam com a presença de maneira intercalada entre uma profissional de Nutrição ou Psicóloga. Esses momentos são bastante importantes, pois percebemos o quanto os datunianos ficam à vontade para dividir suas vivências e tirar dúvidas, fazendo as quintas-feiras serem marcadas por muitas trocas e bate-papo!

Novos datunianos chegam a todo o instante, e nos dedicamos muito para que todos sintam a alegria que é viver no planeta roxo. Quem sabe, em breve, aparecemos por aqui novamente contando sobre as novidades implantadas?

Você também pode gostar

Deixe um comentário