Veja como software sob medida e squads digitais são soluções em tempo de crise!

7 minutos para ler

Em tempos de inovação disruptiva e crise, é fundamental dar o primeiro passo e buscar adaptação para sua empresa, a fim de garantir vantagem competitiva e continuidade do negócio. Afinal, as tecnologias inovadoras são sinônimo de otimização de processos, maior índice de lucratividade, redução de custos e outros benefícios que garantem sustentabilidade.

Nesse sentido, é preciso atentar para dois aspectos: desenvolvimento de softwares sob medida e apoio de times especiais chamados de squads.

Os sistemas personalizados são a melhor opção para gerar aplicações funcionais e otimizadas para o contexto de cada organização. Já os squads são equipes que podem impulsionar os seus resultados internos com uma cultura específica e eficiente. Ambos os conceitos são fundamentais para que as companhias garantam melhoria de resultados.

Se quiser saber mais sobre essas opções para aplicar inovação disruptiva em seu negócio em tempos críticos, continue a leitura.

Como funciona o desenvolvimento de softwares sob medida?

Um software sob medida é uma opção de sistema desenvolvido de acordo com as especificidades de cada empresa. Assim, são construídos de maneira personalizada, atendendo a necessidades de um contratante. Difere dos chamados softwares de prateleira, que são opções comuns, com muitas cópias, feitas para se encaixar de uma forma genérica em qualquer organização.

Ou seja, as aplicações são construídas a partir de uma forte colaboração e comunicação com o cliente, de modo a garantir um levantamento de requisitos mais eficiente. Nesse sentido, é preciso identificar os principais problemas de cada companhia, bem como as raízes desses problemas para solucioná-los devidamente.

Flexibilidade

Uma das características desse tipo de software é a sua flexibilidade. Eles conseguem ser adaptados à dinâmica de cada negócio, afinal, são desenvolvidos com essa finalidade. Assim, envolvem menos problemas com futuras mudanças de mercado, diferentemente de opções mais genéricas. Dessa forma, eles são preparados para aumento do número de usuários, bem como alterações nas regras principais, por exemplo.

Facilidade de uso

Outra questão é a facilidade de uso. Como são aplicações pensadas exclusivamente para um grupo específico de colaboradores, é possível trabalhar a experiência de uso e usabilidade de modo a adaptar todas as funcionalidades ao estilo de trabalho deles. Assim, a empresa não precisa se preocupar necessariamente com o sistema, e sim com o core business.

Diferencial competitivo

Sistemas desenvolvidos sob medida são ótimos para quem deseja buscar diferencial competitivo no mercado, afinal, representam uma opção de tecnologia que é única para a companhia. Da mesma forma, são cruciais de modo a gerar inovação contínua, mesmo em momentos de crise.

Com a otimização de processos, redução de custos e aumento de produtividade, decorrentes do uso, é possível impulsionar os resultados internos e crescer como organização.

O que são squads?

No desenvolvimento de sistemas sob medida, uma alternativa muito eficaz é a contratação de uma empresa que trabalhe com squads. Ora, esse termo define uma metodologia de divisão de equipes que difere do tradicional modelo de separação por áreas.

Na organização padrão, times ficavam presos em silos e enfrentavam problemas de comunicação com outros grupos ao redor. Além disso, tudo envolvia gargalos decorrentes da dependência entre as equipes.

Já os squads são verdadeiros esquadrões multidisciplinares, focados em desenvolvimento de um produto ou uma funcionalidade. A grande característica que define esses times é a maior autonomia para tomar decisões, sem precisar se envolver em burocracias de produção e espera por aprovação de outras pessoas. Contudo, essa liberdade está associada com alinhamento aos objetivos e comprometimento com as metas.

O termo “multidisciplinares” diz respeito justamente a uma mistura de diversas habilidades. Ou seja, um desenvolvedor, um designer, um gerente de projetos, alguém de marketing etc.

É possível unir comunicação, TI e administração, a fim de garantir maior cooperação e resultados otimizados a partir da interação entre eles. Com essa união, há mais informações disponíveis e diferentes pontos de vista em pauta, o que ajuda a melhorar a produção.

Em squads não há uma liderança formal, e pode-se dizer que todos os cargos são igualmente importantes. São cerca de 8 pessoas com a devida expertise para cuidar de um projeto ou de uma parte dele. Assim, esses times são fortemente capacitados para realizar o outsourcing de desenvolvimento de uma empresa que busca por inovação e softwares sob medida.

Evidentemente, os squads estão fortemente associados com métodos ágeis. Assim, eles realizam entregas contínuas, a fim de obter feedback e alinhamento com o cliente, automação de testes, bem como uso de ferramentas para tornar o processo mais transparente.

Quais as vantagens dos squads?

Vou agora apresentar as principais vantagens dos squads.

Reduz desperdício de tempo

Uma das características desses times especiais é justamente a produtividade. Nesse sentido, há menos perda de tempo nos processos de criação de softwares, por conta de um melhor alinhamento das pessoas com os requisitos e demandas. Além disso, o maior fluxo de informação, maior comunicação e os ciclos menores de desenvolvimento favorecem a identificação de erros e redução de retrabalho.

Como os grupos trabalham focados em pequenos problemas por vez, há mais eficiência e menos demora. Os processos são otimizados, de modo a evitar gargalos, como pedidos de aprovação de decisões e dependência entre equipes.

Garante evolução contínua

Da mesma forma, é possível garantir melhorias contínuas nos sistemas e adaptação constante às necessidades mutáveis das empresas. Afinal, a metodologia se apoia fortemente em colaboração e feedbacks, o que ajuda a remover problemas de comunicação e assegurar um produto que está sempre em melhoria.

Assegura maior custo-benefício

Squads de desenvolvimento são opções que compensam os custos de contratação. Com essa estratégia, as companhias garantem que participarão ativamente do processo e receberão um produto sólido, de uma maneira ágil.

Então, é viável construir softwares que atendem especificamente às necessidades de cada negócio, de modo a garantir alto retorno sobre o investimento.

Gera facilidade na implantação

Outra questão é a facilidade de implantação. Colocar um sistema produzido por squads para uso é fácil, pois as entregas contínuas já garantem as partes de forma gradual.

Da mesma forma, com o uso de automação, as questões técnicas e complexas envolvendo a parte de implantação se tornam mais práticas e rápidas. Com a rotina automática de testes, também é possível garantir a implantação de resultados consistentes funcionando no contexto da empresa em pouco tempo.

Para assegurar inovação disruptiva em tempos de crise, o desenvolvimento de sistemas sob medida é uma opção realmente efetiva. Com essa abordagem, as companhias garantem diferencial competitivo e total alinhamento aos requisitos e necessidades do negócio. Para otimizar ainda mais essa estratégia, é fundamental contar com o apoio de equipes pequenas, multidisciplinares, com a devida expertise e autonomia.

Assim, os contratantes conseguem aplicações que se encaixam perfeitamente em seus ambientes, com entregas ágeis e times capazes de utilizar soluções tecnológicas modernas e avançadas. Se deseja otimizar seus processos e garantir continuidade no mercado, é importante seguir essas dicas.

Agora que você já sabe como funcionam essas metodologias e estratégias, entre em contato conosco e garanta desenvolvimento otimizado de acordo com suas necessidades.

Você também pode gostar

2 thoughts on “Veja como software sob medida e squads digitais são soluções em tempo de crise!

Deixe um comentário