O que é Gestão do Tempo e qual é a sua importância?

Gestão do Tempo
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Gestão do Tempo é essencial se você busca aproveitar melhor o seu tempo. Tratando-se do modelo de trabalho remoto, ela se faz ainda mais necessária, pois ajuda a otimizar a sua rotina de trabalho, evitando distrações com e-mails, notificações, redes sociais, entre outros fatores.  

É comum que muitas pessoas sintam que seus dias de trabalho não rendem, pois não conseguem definir suas prioridades ou porque simplesmente não conseguem dar atenção a tantos canais de comunicação que enviam notificações a todo o instante.  

Neste artigo, iremos explicar o que é Gestão de Tempo, como aplicá-la no dia a dia e qual a sua importância para o trabalho. Vem conferir! 
 
O que é Gestão de Tempo? 

A escritora, Laura Vanderkam, disse em sua TED Talk, que o tempo é altamente elástico. O que significa que não podemos criar mais tempo, mas podemos esticá-lo para acomodar o que escolhemos colocar nele. Conseguiu acompanhar o raciocínio conosco? 

Dito isto, a Gestão do Tempo, faz com que você utilize de forma mais organizada e eficiente o seu tempo, o que permite que você tenha, por exemplo, um período maior de descanso já que terá realizado suas tarefas em um período mais curto.  

Alguns benefícios podem ser notados, como por exemplo o aumento de produtividade, redução do estresse, pois garante que a pessoa esteja aproveitando melhor o seu dia e, principalmente, ajuda a guiar as priorizações de suas tarefas.  

4 estratégias para colocar a Gestão do Tempo em prática 

Confira abaixo algumas dicas que separamos para otimizar o seu tempo e garantir que você realize suas atividades de maneira produtiva e no menor tempo possível.  

  1. Faça um planejamento 

Quando você sabe quais são as suas tarefas e tem um prazo definido para entregá-las, fica mais fácil de organizar o seu tempo.  

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Portanto, indicamos que o próximo passo seja utilizar alguma ferramenta para tornar mais visível suas atividades – aqui vale usar agendas, planners, bloco de notas, Trello ou qualquer outro recurso. Além disso, é importante que você não esqueça de marcá-las quando finalizadas, beleza?! 

  1. Técnica Pomodoro 

Esta técnica de Gestão de Tempo é importante, pois encoraja a criação de intervalos de descanso regulares. Para colocá-la em prática você precisará de um temporizador, uma lista de pendências priorizadas e o recurso “adiar” ativado nas suas notificações.  

Ajuste o seu tempo para 25 minutos e tente não consultar seu celular ou qualquer outra ferramenta que tire a sua atenção. Dessa forma, você irá direcionar toda a sua atenção para uma tarefa ao longo desse tempo e, assim que o seu “despertador” tocar, você poderá descansar por 5 minutos. 

Repita este processo quatro vezes, sendo a última sessão de trabalho recompensada com um intervalo de descanso maior – de 20 a 30 minutos. 

  1. Delegar é importante! 

Sabendo que ninguém faz nada sozinho, delegar tarefas é outra missão importante para conseguir gerir melhor o seu tempo. Isso apresenta uma série de benefícios, desde o aumento da produtividade, fortalecimento do trabalho em equipe e crescimento pessoal e profissional.  

Para fazer isso é importante conhecer todos os processos da empresa e as habilidades de cada pessoa do seu time, para direcionar as tarefas que mais façam sentido com o perfil de cada colaborador.  

  1. Planeje o dia seguinte 

Tire os últimos 10 minutos do seu dia para começar a organizar quais serão as suas atividades para o próximo dia. Isso ajuda a compreender quais são as suas demandas e aumenta a sua motivação para desempenhá-las.  

Sem contar que dessa forma você garante que a tarefa mais importante seja realizada no seu dia. Bacana, não é? 

Como o próprio nome sugere, a Gestão do Tempo, pode ser definida como um estudo mental ou conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o seu tempo. Essa estratégia é utilizada por muitas pessoas de maneiras diferentes, por isso, não se prenda apenas as dicas que trouxemos, vá se testando e descubra o formato que melhor funciona para você.  

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