O que são as operações em qualquer lugar e qual sua importância?

6 minutos para ler

A sua empresa investe em medidas que permitem a ela ter operações em qualquer lugar? Negócios modernos e que se adaptaram ao novo normal são capazes de entregar bons resultados em qualquer ambiente. Isso passa por um profundo investimento em tecnologias e metodologias que auxiliam os times a terem um fluxo de trabalho de alta flexibilidade, com equipes ágeis e prontas para enfrentarem qualquer desafio.

Nesse sentido, ter uma empresa com alto nível de flexibilidade é um dos grandes passos que alguém pode dar para se manter em dia com as tendências do século XXI. Ser um negócio que se orienta pelo conceito de operações em qualquer lugar é atrair mais competitividade e valor de mercado para a sua marca. Assim, você poderá entregar produtos e serviços mais atrativos para todos os seus clientes e parceiros comerciais.

Se você quer saber mais sobre o tema e como levar essa ideia para o seu dia a dia, continue a leitura!

O que são operações em qualquer lugar?

O conceito de operações em qualquer lugar está relacionado a empresas que conseguem manter as suas atividades em qualquer ambiente.

Ele vai além, portanto, da implementação de medidas que auxiliem os times a atuarem em regime de home office. Nesse caso, os profissionais devem se capacitar para executar as suas atividades em qualquer lugar do globo com acesso à internet.

Por que essa estratégia é utilizada?

A estratégia de operações em qualquer lugar tem como foco dar mais flexibilidade para as empresas. No mercado atual, ter um baixo tempo de resposta às demandas de clientes e parceiros comerciais é algo crítico. Diante disso, manter um fluxo de trabalho altamente flexível é um dos primeiros passos que podem ser tomados para atender a essa demanda e ter mais competitividade.

Veja abaixo quais são os outros benefícios de adotar a estratégia de operações em qualquer lugar!

Maior flexibilidade

Um negócio que pode operar em qualquer ambiente tem alta flexibilidade para atender às demandas de clientes e parceiros comerciais. Isso se traduz em menos dificuldades para vencer desafios e entregar resultados. Afinal de contas, os times estarão sempre prontos para executar as propostas existentes.

Mais autonomia

A autonomia também é elevada em um cenário de operações em qualquer lugar, pois os profissionais terão mais facilidades para tomar decisões em situações de crise. Além disso, contarão com a garantia de que os dados relevantes para as suas escolhas estarão disponíveis.

Em alguns contextos, como o suporte remoto, isso pode ser crítico. Conseguir acessar dados relevantes dá ao time a segurança para escolher o caminho certo, sem ter que passar por toda a cadeia de comando. Assim, o negócio conseguirá manter boas operações, sem que isso envolva aumento de burocracia na cadeia operacional.

Ganho de produtividade

O maior benefício de ter uma empresa orientada pelo princípio de operações em qualquer lugar é o aumento de produtividade. Se os times podem atuar em vários ambientes, sempre haverá força de trabalho disponível para entregar os resultados esperados. Ou seja, a cadeia operacional será marcada pela alta produtividade em qualquer cenário.

Como ter uma empresa que funciona em qualquer lugar?

Para otimizar a sua empresa e garantir que ela funcione em qualquer lugar, alguns passos devem ser tomados. Eles permitem aos times orientar as suas rotinas de trabalho, identificar o melhor caminho para tomar decisões e sempre contar com as ferramentas necessárias para ter bons indicadores de produtividade.

Confira os passos, a seguir!

Guia da Metodologia AgilPowered by Rock Convert

Invista em novas tecnologias

O investimento em novas tecnologias é um dos grandes passos que podem ser tomados para otimizar a cadeia de trabalho e garantir que a marca possa atuar em qualquer lugar.

Esse processo é feito a partir da busca por soluções que trazem mais integração, mobilidade e flexibilidade para o ambiente de trabalho. Além disso, deve atuar para identificar ferramentas que facilitem a gestão de tarefas de todas as pessoas envolvidas nos processos corporativos.

Nesse sentido, ferramentas como as de computação em nuvem ajudam a empresa a ter dados acessíveis em qualquer ambiente. Já as soluções de gestão permitem que times tenham um bom nível de integração.

Por fim, as soluções de comunicação via web e os softwares de gestão de tarefas mantém equipes com um bom nível de alinhamento e acessibilidade, pontos fundamentais para quem quer manter a produtividade em qualquer ambiente.

Treine as suas equipes

O treinamento das equipes ajudará os times a entender as mudanças na sua cultura organizacional e como as soluções devem ser empregadas para garantir bons resultados.

Esse processo deve ser feito considerando o perfil do negócio, as soluções de TI utilizadas pela marca e as demandas da equipe. Ao final, os profissionais devem garantir que todos saiam da formação com os mesmos conhecimentos.

Um bom treinamento também explica por qual motivo as mudanças estão acontecendo e como elas ajudarão o dia a dia de todos a ser mais eficiente e prático. Garantir que isso ocorra é muito importante: se todos entenderem os benefícios das escolhas feitas, as chances de se engajarem nas mudanças são muito mais altas.

Faça ajustes nos processos de segurança de dados

A segurança de dados também deve ser aprimorada. É fundamental que a liderança do time de TI invista em aplicações e rotinas de gestão que garantam mais confiabilidade para a troca de dados de todos os que trabalham remotamente.

Afinal de contas, não há como garantir que todo mundo estará em uma conexão de ponta e que siga os padrões da empresa.

Otimize políticas de privacidade e compliance

Regras de compliance e privacidade também devem ser ajustas. Isso permite ao negócio manter uma rotina de operações de alta confiabilidade e dentro das normas do setor. Desse modo, os riscos envolvidos com as atividades remotas serão os menores possíveis.

O ambiente corporativo tem passado por grandes mudanças nos últimos anos. A transformação digital incentivou negócios a terem mais agilidade, flexibilidade e integração. Isso auxiliou marcas a entregarem melhores resultados e a sempre se manterem à frente das demandas de clientes e parceiros comerciais.

Para conseguir atingir os resultados esperados nesse contexto, é preciso estar preparado. Isso passa pelo investimento em medidas que auxiliem a marca a ter operações em qualquer lugar com qualidade e segurança. Por isso, não deixe de investir nas dicas deste texto para maximizar a competitividade da sua empresa!

Gostou das nossas dicas e quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então assine a nossa newsletter e acompanhe as nossas rede sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário