6 passos para otimizar os investimentos em TI!

7 minutos para ler

A Tecnologia da Informação está assumindo um papel cada vez mais estratégico no mundo corporativo. Um dos motivos é que a transformação digital exige de uma empresa não apenas otimizar os investimentos em TI, mas também uma grande capacidade de se adaptar a novos cenários.

Se uma companhia não estiver atenta a essas mudanças, enfrentará sérias dificuldades para se manter no mercado. Além da oferecer um contato mais rápido e prático com o público-alvo, a tecnologia contribui para a redução de erros e de custos, fatores primordiais para agregar mais valor aos serviços.

Neste post, vamos destacar 6 aspectos que devem ser levados em consideração pelas corporações para investir em TI de forma mais inteligente. Confira!

1. Tenha foco na governança em TI

A execução de boas práticas no segmento de Tecnologia da Informação é um passo muito importante para uma companhia alcançar uma performance mais expressiva por meio do avanço tecnológico.

Para isso se tornar uma realidade, a governança em TI deve ser colocada em prática, porque vai permitir uma integração entre a tecnologia e os demais segmentos do negócio. Em outras palavras, as demais áreas da companhia passarão a nortear as ações a partir dos recursos de software e hardware disponíveis.

Por isso, é fundamental haver um foco em otimizar os investimentos em TI para a empresa contar com um ambiente mais favorável para melhorar a qualidade dos serviços ou expandi-los de maneira planejada.

A governança em TI envolve também uma gestão inteligente das contratações, pois elas têm uma relação direta com os investimentos a serem feitos para dar a uma corporação mais condições de ser competitiva.

Em uma conjuntura de elevada concorrência, é muito importante que sejam adotados critérios para que tais contratações sigam as melhores práticas do mercado. Assim, deve ser feita uma análise do melhor custo-benefício para o investimento proporcionar o resultado esperado o mais rápido possível.

Um equívoco, por exemplo, na escolha de um fornecedor de software pode gerar danos à produtividade dos colaboradores. Esse aspecto mostra como uma governança de TI é necessária para os trabalhos serem conduzidos corretamente.

2. Conte com indicadores de desempenho

Uma boa alternativa para otimizar os investimentos em TI é a implantação de indicadores de desempenho. Essa iniciativa permite verificar se as ações estão sendo executadas dentro das expectativas.

Ter um parâmetro de rendimento é vital para avaliar o que pode ser aperfeiçoado em curto prazo. Além disso, viabiliza pensar em iniciativas que vão contribuir para melhorar a qualidade dos serviços e fidelizar o público-alvo.

No segmento de TI, é necessário que sejam adotados indicadores específicos. Eles têm como papel possibilitar uma análise dos resultados que os investimentos em tecnologia estão proporcionando para um negócio.

Uma companhia pode adotar uma série de indicadores que têm relação direta com os recursos tecnológicos, como:

  • retorno obtido com investimentos em software e infraestrutura;
  • nível de disponibilidade dos sistemas e do site corporativo;
  • taxas de licença de uso de softwares;
  • grau de satisfação do consumidor ao acessar os canais digitais da marca.

3. Aposte na integração de sistemas

Para otimizar os investimentos em TI, uma medida recomendada é promover a integração de sistemas. As empresas precisam de agilidade para executar as tarefas e analisar como estão o andamento dos trabalhos.

Além disso, diversas ações são bastante impactadas pelo uso da tecnologia, como a avaliação do comportamento do cliente e o acompanhamento do nível de vendas de um determinado produto ou serviço.

Hoje, muitas empresas apostam em sistemas como o CRM para analisar a postura do público-alvo, o ERP para integrar diversos departamentos (marketing, financeiro, RH etc.) e o Service Desk para ter um controle das demandas relacionadas com o setor de TI.

A partir de uma integração eficiente, uma companhia pode ter uma visão ampla de como estão sendo executados os serviços em diferentes áreas. Isso é fundamental para adotar, de maneira perfeita, ações voltadas para a redução de custos e o aumento da eficiência.

Se uma empresa não trabalhar com dados de forma inteligente, vai perder espaço para os concorrentes. Analisar informações de forma contínua deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação.

4. Invista em parcerias de qualidade

Uma alternativa para otimizar os investimentos em TI e conseguir excelentes resultados é fazer parcerias que ofereçam serviços de alto nível. Na área de Tecnologia da Informação, uma companhia deve contar com fornecedores de software e de hardware que tenham credibilidade no mercado.

Os parceiros também precisam disponibilizar um suporte qualificado para minimizar os riscos de paralisações que afetem negativamente a produtividade do seu negócio. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a capacidade de as parcerias proporem e implantarem soluções que contribuam para uma empresa ser mais competitiva.

A flexibilidade nas negociações é mais um ponto a ser analisado com atenção. Nem sempre uma companhia necessita de um banco de dados de grande porte. Nesse caso, pode haver um acordo para esse serviço ser utilizado de acordo com a demanda. Isso é fundamental para a parceria ser viável em termos econômicos para ambas as partes.

5. Fique atento ao ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um item que merece ser observado pelas empresas de maneira bastante estratégica. Afinal, indica se os valores aplicados estão proporcionando os resultados desejados pela gestão corporativa.

No caso da TI, os investimentos precisam dar um retorno rápido, porque o avanço tecnológico exige um grande esforço para acompanhar as tendências do mercado e tornam os recursos obsoletos em pouco tempo.

Antes de contratar um sistema ou uma consultoria, uma corporação necessita mensurar se essa ação pode oferecer vantagens em curto prazo. Essa iniciativa colabora para a decisão ser feita com bom senso e proporcionar vantagens significativas no futuro.

6. Avalie o apoio de uma consultoria

Contar com pessoas altamente qualificadas em TI não é uma tarefa fácil. Para ter uma visão mais ampla de como a Tecnologia da Informação pode ser usada a favor do seu negócio, é válido apostar nos serviços de uma consultoria.

Há diversas empresas que prestam serviços de consultoria em soluções de TI, como a Datum. Contudo, é importante escolher um parceiro que priorize boas práticas, para que as escolhas de softwares e hardwares sejam feitas de acordo com as necessidades de uma companhia.

Dessa forma, torna-se bem mais simples otimizar os investimentos em TI e prestar um serviço de alto nível para o público-alvo. Isso é imprescindível para uma empresa atingir uma posição de prestígio no mercado e conquistar mais credibilidade.

Se está à procura de soluções de TI diferenciadas, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo a vencer novos desafios!

Você também pode gostar

Deixe um comentário