Outsourcing de TI: tire suas principais dúvidas aqui!

5 minutos para ler

Se a sua empresa está buscando competências de TI que o time in-house não consegue auxiliar, investir em Outsourcing é a melhor opção para o sucesso do seu negócio. O modelo de terceirização de TI tem como objetivo levar profissionais especialistas para o ambiente corporativo, permitindo que a empresa direcione seus esforços para o core business.

Até 2024, o Outsourcing deve crescer cerca de 15% de acordo com dados do relatório do Transparency Market Research. A procura pela terceirização no desenvolvimento de softwares e serviços de TI, vem ganhando força por apresentar inúmeras vantagens, desde a presença de equipes mais estratégicas até a otimização das atividades.

Para trazer mais informações sobre este conceito preparamos este artigo, onde você irá aprender mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é Outsourcing de TI e qual é a sua importância?
  • Diferença de Outsourcing de TI para Body Shop;
  • Por que contratar Outsourcing de TI?

E aí, está preparado para embarcar em um conteúdo rico de informações sobre Outsourcing de TI? Então continue lendo!

LEIA TAMBÉM: A importância de desenvolver lideranças de TI voltado para pessoas – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software

O que é Outsourcing de TI e qual a sua importância?

Com o passar do tempo vimos muitas empresas aderindo ao modelo de Outsourcing. Isso aconteceu devido a necessidade de maior agilidade, inovação e inteligência exigidas pelo mercado.

Com o Outsourcing de TI não seria diferente, já que ao contratar um fornecedor especializado em tecnologia ele ficará responsável em implantar uma pessoa ou equipe TI que tenha as competências necessárias para ajudar a alcançar o sucesso de um cliente.

Por isso, apostar na contratação do Outsourcing garante a otimização do negócio e a entrega de aplicações seguras, sólidas e confiáveis, onde cada pessoa buscará entregar no menor tempo possível um software funcional, moderno e inovador.

Principais diferenças: Outsourcing de TI x Body Shop

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de ambos os termos, não é? Mas para entender qual formato irá melhor atender a sua necessidade, iremos explicar as principais diferenças entre os dois modelos: Outsourcing de TI e Body Shop.

Guia da Metodologia AgilPowered by Rock Convert

O Body Shop é conhecido por ser a opção mais barata, pois contrata-se apenas a mão de obra de um funcionário ao invés do serviço de gestão e acompanhamento de uma empresa, ou seja, significa que você está “alugando” o serviço daquele profissional por um período determinado. Inclusive, por possuir contratos com prazos bastante rígidos, ele é indicado para atividades pontuais.

Neste modelo, é necessário que a empresa que esteja contratando a pessoa para desenvolver o serviço, faça o seu gerenciamento. No entanto, é importante lembrar que é a empresa de origem que ficará responsável pela sua manutenção – com o pagamento de salário, bônus, cursos etc.

Enquanto isso, o modelo de Outsourcing de TI, se trata da contratação de uma organização que oferece um profissional especializado ou uma equipe própria para realizar a gestão e operação em outra empresa. Diferente do primeiro modelo de contratação, ele se adapta aos contratos de escopo aberto e a alocação de times.

O fornecedor fica então responsável por toda a burocracia envolvendo o time de TI, assim como deve investir no desenvolvimento destes profissionais, garantindo que novas tecnologias cheguem para o cliente a todo o instante.

CONFIRA TAMBÉM: Mês do Cliente: entenda a importância do Customer Centric e Customer Experience – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software

Por que investir em Outsourcing de TI?

É impossível pensar em tecnologia, sem associar a inovação. Profissionais de tecnologia costumam dizer que basta uma noite de sono, para que novas ideias e conceitos já estejam no mundo.

Brincadeiras à parte, sabemos que esta área demanda constante atualização, o que exige um esforço interno e investimento financeiro. Por isso, se a sua empresa buscar estar atualizada com tecnologia de ponta, o Outsourcing de TI é a resposta para os seus problemas.

Através da terceirização, o fornecedor irá garantir uma infraestrutura de qualidade, pessoas altamente preparadas e o cumprimento de SLAs de atendimento.

Outra questão que o Outsourcing resolve é a gestão da sua equipe de TI. O tempo que seria utilizado para o acompanhamento dos colaboradores, poderá ser destinado para o core business. Isso acontece, pois o monitoramento é realizado pelo próprio parceiro contratado, propiciando uma gestão de TI mais assertiva.

Trouxemos apenas alguns benefícios que este modelo de terceirização pode levar para a sua empresa. Na Datum, trabalhamos constantemente para trazer novos talentos, investir em seu desenvolvimento profissional e disponibilizar uma boa infraestrutura.

Se você está considerando a possibilidade de contratar o serviço de Outsourcing para o crescimento do seu negócio, conte conosco. Estamos aqui para te ajudar com isso!

Você também pode gostar

Deixe um comentário