Por que exercitar a gratidão?

Gratidão
5 minutos para ler

De acordo com o dicionário, o substantivo feminino gratidão, nada mais é que o reconhecimento recebido por algo ou alguém. Porém, quando pesquisamos mais a fundo é possível perceber que este sentimento na verdade é bem mais complexo.  

Em homenagem ao Dia da Gratidão (8), realizamos este artigo onde você irá compreender mais detalhes sobre este sentimento e aprenderá como exercitar a gratidão no seu dia a dia.  

LEIA TAMBÉM: Felicidade no trabalho: como manter o bem-estar do colaborador? – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software

O que é Gratidão? 

De acordo com o filósofo, Mario Sérgio Cortella, a gratidão é inesquecível e sobrevive até mesmo ao tempo. Seja através de um momento de troca com outra pessoa, por algum acontecimento especial em sua vida ou por uma lembrança marcante.  

Para algumas pessoas o sentimento de gratidão diz respeito a uma mudança de olhar, onde as pessoas enxergam as oportunidades antes dos obstáculos. Se trata de uma emoção que pode ser exercitada em todos os âmbitos da sua vida.  

Quais são os benefícios da Gratidão e como exercitá-la? 

Existem diferentes estudos que comprovam que a gratidão possui um impacto positivo, inclusive, na saúde mental das pessoas. Pesquisadores da Universidade da California e da Universidade de Miami (EUA), realizaram um estudo com um grupo de pessoas que fizeram exercícios de prática de gratidão e, após isso, constataram que ela ajuda a prevenir quadros depressivos e ansiosos.  

A Psicologia Positiva também explica que a gratidão possui grande influência para que uma pessoa atinja maior felicidade e otimismo em sua vida. Dito isto, trouxemos algumas dicas para você praticar a gratidão na sua rotina.  

Ferramentas Gratuitas para facilitar a rotinaPowered by Rock Convert

Abaixo trouxemos algumas dicas para lhe ajudar a ter este sentimento mais presente em sua vida.  

  1. Anote as razões pelas quais você é grato(a) 

Em uma agenda, bloco ou caderno, anote coisas que aconteceram na sua semana e que fizeram você se sentir grato(a). Para iniciar a tarefa, separe 6 colunas com as seguintes áreas que você deve mencionar: trabalho, família e amigos, lazer, natureza, experiência e bens materiais.  

Lembrando que não é necessário citar grandes feitos, na verdade, o exercício se trata exatamente do contrário: enxergar beleza e sentido nas pequenas coisas do dia a dia.  

  1. Cuide de você 

Separe um tempo na sua rotina para fazer algo que você gosta. Com a rotina corrida do dia a dia, muitas vezes esquecemos de apreciar momentos que nos fazem bem, por isso é importante reservar este espaço na sua semana. Aqui vale o que você preferir: realizar uma atividade física, ler um livro, cozinhar a sua comida preferida ou sair para conhecer um lugar novo.  

Momentos como estes geram uma sensação de gratidão, ao mesmo tempo em que reforçam a importância de cuidar de nós mesmos.  

  1. Expresse a sua gratidão 

Expressar a sua gratidão por outra pessoa também é importante! Se você gostaria de agradecer a alguém por lhe ajudar em um momento difícil ou simplesmente por estar presente em sua vida, não deixe para depois.  

Sabe aquele amigo que te ajudou em um momento onde nada parecia dar certo? Fique à vontade para chamá-lo para um café e aproveite para demonstrar a sua gratidão.  

  1. Você enxerga o copo meio cheio ou meio vazio? 

Esse ditado popular se encaixa também para a os momentos de praticar a gratidão. Para ter mais momentos de felicidade em sua vida é importante exercitar esta emoção olhando para as oportunidades do seu cotidiano. 

Digamos que você deseja ler um livro por mês, mas não possui muito tempo na agenda por conta dos seus compromissos. No entanto, parando para pensar por outro lado, se você dedicar 10 minutos durante o seu dia para a leitura, provavelmente, ao final do mês você já terá avançado muito no seu objetivo. Acompanhou o nosso raciocínio? 

Lembre-se, a gratidão funciona como um músculo que deve ser exercitado todos os dias. Aproveite estas dicas para tornar este sentimento ainda mais presente na sua rotina.  

Você também pode gostar

Deixe um comentário