Esclareça as suas dúvidas acerca da Prova de Conceito (PoC)!

6 minutos para ler

A Prova de Conceito (PoC) é uma das melhores alternativas para verificar a viabilidade e os benefícios da implementação de um software corporativo, visto que ela serve para mostrar se o investimento valerá a pena ou não.

Sua finalidade é mostrar, em uma escala reduzida, o potencial que a organização poderá usufruir com a tecnologia em questão. Sendo assim, preparamos este conteúdo para que você confira as principais informações sobre o que é a Prova de Conceito. Continue a leitura para saber mais!

O que é Prova de Conceito (PoC)?

Como dissemos na introdução, para que uma empresa descubra se vale a pena investir em uma determinada solução tecnológica, é preciso fazer alguns testes e é exatamente neste contexto que a Prova de Conceito se enquadra. Em inglês, é conhecida pelo termo Proof os Concept (PoC). Sua finalidade é testar uma aplicação antes que a companhia faça o investimento completo.

Você já ouviu falar de Mínimo Produto Viável (MVP)? Pois bem, ele pode ser considerado uma vertente da PoC, já que seu objetivo é semelhante: analisar a viabilidade de um determinado negócio. Muitas startups realizam diversos testes para identificar falhas precoces ainda nas etapas iniciais, nas quais é possível fazer mudanças a tempo de evitar desperdícios significativos de recursos.

Além das startups, é comum que projetos tecnológicos de diversos setores realizem a Prova de Conceito, tais como:

  • indústrias;
  • terceiro setor;
  • bancos;
  • governo;
  • bolsa de valores.

Por que a Prova de Conceito é importante?

A Prova de Conceito é indispensável tanto para o cliente quanto para o desenvolvedor, visto que o último pode desenvolver soluções tecnológicas altamente eficazes dentro de um ambiente real do mercado, no qual os mais diversos fatores que podem exercer influência nos resultados são apresentados.

Ao expor a solução às situações reais do cotidiano, isto é, ao uso do cliente, as chances de descobrir se ela realmente atende às suas necessidades são muito maiores, já que ele pode testar, avaliar, fazer críticas e propor melhorias para o software. Resumindo, a Prova de Conceito é importante porque ajuda a otimizar os investimentos de recursos e de tempo com desenvolvimento de projetos de TI.

Como funciona a Prova de Conceito?

Agora que você já sabe o que é a Prova de Conceito e por que é tão importante para o desenvolvimento de projetos de TI, mostraremos algumas práticas sobre como ela deve ser elaborada.

Estabeleça os objetivos

O primeiro passo é determinar onde se deseja chegar com a PoC. Para isso, o responsável técnico pelo software ou projeto deve criar um documento que conste todos os objetivos relacionados ao desenvolvimento do sistema em questão.

Isso é muito importante visto que, na última etapa da PoC, será verificado se as metas iniciais foram concretizadas.

Envolva o time no processo

Você já ouviu falar na metodologia Scrum para gestão de projetos? Sua abordagem tem foco em fazer com que todos os colaboradores participem ativamente das soluções. Sendo assim, o gestor técnico deve consultar constantemente os demais profissionais para que possam ouvir diferentes pontos de vista.

Quanto maior for o envolvimento da equipe, maiores as chances de que o projeto atenda às expectativas tanto da organização quanto do contratante.

Defina as responsabilidades

A partir do momento em que se sabe o que será testado, é a hora de delegar as responsabilidades de cada profissional do time. Para isso, o técnico pode usar fluxogramas ou o tradicional quadro de Kanban.

A ferramenta é amplamente utilizada em projetos de TI por permitir uma visualização rápida e intuitiva das informações de um projeto, algo muito útil para que os membros da equipe possam ver o que está pendente e o que já foi feito. Lembrando que isso pode ser feito em uma planilha comum ou até mesmo em papel impresso.

Esclareça as dúvidas

É muito comum que diversas dúvidas surjam durante o desenvolvimento de uma solução tecnológica. Portanto, é crucial que o gestor técnico responsável esteja sempre de prontidão para esclarecer qualquer questão que os profissionais tiverem durante o processo, principalmente se o contratante estiver pouco presente nas etapas iniciais.

Analise os resultados

Como foi dito, a concretização dos objetivos inicialmente propostos são verificados na etapa final da Prova de Conceito, a fim de analisar se foram concluídos dentro ou fora das expectativas do cliente e da empresa. É nesta etapa que será determinado se a solução atende ou não às necessidades do contratante, de acordo com os ajustes que foram solicitados durante o desenvolvimento.

Como a Prova de Conceito deve ser organizada?

Como você pôde entender até aqui, quando se trata de desenvolvimento de projetos de TI, a Prova de Conceito é a primeira etapa a ser definida, pois é com base nas premissas estabelecidas que as provas conceituais serão realizadas no decorrer do processo, não importa o nível de complexidade ou tempo de duração.

Para organizar a Prova de Conceito, primeiramente é preciso definir qual conceito será aprovado. Com base nessa informação, o desenvolver poderá se basear para elaborar os testes que deverão ser realizados ao decorrer do projeto e quais dados eles deverão fornecedor, para que o conceito possa ser considerado bem-sucedido.

Para alcançar os resultados almejados, é muito importante que a Prova de Conceito sempre seja praticada como uma ferramenta ou rotina estratégica, já que isso ajudará a determinar os melhores direcionamentos para a equipe de tecnologia.

Quais os benefícios de realizar a Prova de Conceito?

Por fim, entre as principais vantagens que a Prova de Conceito pode proporcionar a uma empresa de desenvolvimento de softwares, podemos citar os principais como:

  • redução de custos;
  • rápida detecção de falhas;
  • aumento da produtividade da equipe de TI;
  • maior satisfação dos consumidores;
  • motivação dos colaboradores;
  • controle de investimentos;
  • agilidade no desenvolvimento de soluções.

Neste conteúdo você descobriu o que é Prova de Conceito e por que ela é tão importante para ao desenvolvimento de projetos de TI e soluções tecnológicas. Além disso, mostramos como ela é elaborada e quais os principais benefícios de aplicá-la antes de utilizar os recursos e o tempo da equipe da companhia.

Ainda tem alguma dúvida sobre como a Prova de Conceito (PoC) que não foi sanada neste conteúdo? Então aproveite para entrar em contato com a gente para que possamos ajudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário