Soluções para o setor bancário: entenda por que investir em TI!

7 minutos para ler

Atualmente, existe uma série de soluções para o setor bancário. Por isso, em um mercado que se torna cada vez mais digital, deixar de estar atualizado pode se tornar um problema no futuro.

Não existe mais espaço para processos manuais e repetitivos dentro do setor bancário, pois isso faz com que a instituição perca competitividade, uma vez que suas atividades são morosas.

Mas não se preocupe: neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para investir em soluções para o setor bancário. Continue conosco e confira!

Por que é importante investir em TI?

O cenário de pandemia que se instaurou em 2020 trouxe uma série de mudanças nos mais variados ambientes. Um deles foi o setor bancário e todas as suas áreas.

É verdade que o movimento digital já havia se instaurado em meio às instituições financeiras, principalmente após a chegada das chamadas fintechs, empresas financeiras digitais.

Contudo, as medidas de controle da Covid-19 fizeram com que essa corrida pela transformação digital se intensificasse ainda mais, prejudicando as empresas que ainda não iniciaram mudanças.

Sempre que pensamos em TI e no setor bancário, nosso pensamento migra automaticamente para o atendimento ao cliente. Porém, o próprio funcionamento da instituição demanda soluções robustas.

O home-office — muito em foco atualmente —, a redução de agências, o uso de coworking e outras mudanças ocorridas nos últimos tempos pressionam as instituições financeiras a investirem cada vez mais em ferramentas que facilitem o trabalho.

Além disso, a questão de segurança da informação é outro ponto que chama a atenção, com a regulamentação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que impõe sanções pesadas por conta de vazamentos, perda ou utilização sem autorização de dados de consumidores.

Por todas essas questões, investir em tecnologia deixa de ser algo inovador, mas uma atitude necessária a todas as organizações financeiras que procuram sobreviver no mercado.

Quais são as principais soluções para o setor bancário?

Separamos algumas das principais novidades em TI para o setor bancário e as maiores tendências do mercado, quando se trata de investimento. Confira!

Inteligência artificial

Você já foi atendido no chat de alguma empresa? Provavelmente, não foi um humano que atendeu você, e sim uma inteligência artificial em um aplicativo de chatbot.

Os robôs de atendimento são uma ótima forma de garantir o melhor suporte aos clientes, ao mesmo tempo em que se economiza recursos com a contratação de atendentes e todos os outros custos de se manter uma operação de suporte ao consumidor.

A implementação de automação de processos e o investimento em IA vem crescendo de forma exponencial no meio bancário, visando reduzir custos com a realização de tarefas repetitivas.

No entanto, boa parte das cooperativas de crédito e pequenos bancos não tem capacidade de criar seus próprios aplicativos, visto que o investimento inicial na montagem de uma equipe e o desenvolvimento de uma ferramenta como essa é alto.

Por conta disso, o ideal é procurar por um fornecedor de tecnologia ou, até mesmo, investir em outsourcing de TI, na busca pelo desenvolvimento de aplicativos que utilizem IA.

Blockchain

A tecnologia blockchain é famosa graças às criptomoedas e a todo o entusiasmo dos usuários do dinheiro digital, tendo as altas do Bitcoin como uma das principais razões para tal.

Contudo, a tecnologia blockchain é muito mais do que isso e sua aplicabilidade é bem extensa, principalmente no setor bancário.

Desde o seu surgimento, várias instituições financeiras estão de olho e desenvolvendo aplicações com base nessa tecnologia para as mais variadas situações.

Uma das aplicações é na criação de uma cadeia blockchain para a validação de contratos, que pode ser utilizada para ceder empréstimos, financiamentos, contratações de serviços e outros, garantindo segurança e impossibilitando qualquer tipo de alteração do acordo.

A rede blockchain é altamente segura, evitando que qualquer informação inserida seja alterada, garantindo a segurança total dos dados.

Internet das Coisas

Outra tendência dentro do setor bancário é a Internet das Coisas — conceito de conectar à internet uma variedade de equipamentos —, o que abre um leque de possibilidades.

Por exemplo, há pulseiras que efetuam pagamentos, além de ser possível utilizar celulares, relógios e óculos como chave para uma transação bancária.

Tudo isso é possível por conta da Internet das Coisas. Conforme essa tecnologia avança, novas possibilidades se abrem para o setor bancário. E, em conjunto com o 5G, a tecnologia tende a melhorar ainda mais.

Outsourcing de TI

Grande parte das empresas financeiras não tem condições de montar uma equipe especializada para a criação e desenvolvimento de aplicações para utilização.

Por conta disso, uma tendência no setor bancário é o outsourcing de TI, ou seja, a alocação de profissionais de TI especializados na criação e manutenção de sistemas.

O Outsourcing de TI não é barato, já que existe a contratação de uma empresa especializada e vários ajustes devem ser feitos, porém, é extremamente vantajoso, já que não há necessidade da sua empresa montar um time especializado, ao mesmo tempo que permite contar com ótimos profissionais com expertise nos mais diversos projetos.

Consultoria de TI

Conforme a demanda por trabalho remoto aumenta, as instituições bancárias precisam criar ambientes de TI robustos, que possam lidar com um grande ecossistema de aplicações.

No entanto, a expertise das instituições bancárias não é lidar diretamente com infraestrutura de tecnologia, mesmo que ela seja estritamente necessária para as operações.

Com isso, grandes corporações, assim como pequenos bancos e cooperativas, têm investido em consultoria de TI, visando criar projetos dentro de sua realidade e que possam realmente ser executados.

Uma boa consultoria pode garantir os melhores resultados, evitando gastos exagerados e frustrações com descumprimentos de prazos ou falta de retorno sobre o investimento.

Quais são os benefícios de investir nas soluções da Datum TI?

A Datum TI é uma empresa especializada em desenvolvimento de soluções nas mais variadas áreas, buscando o melhor para seus clientes e suas demandas desde 1999.

O principal objetivo da Datum é impulsionar o negócio de seus clientes por meio de ferramentas de software e da transformação digital, aplicando, para isso, tecnologia de ponta em suas soluções.

Entre as especialidades, estão a consultoria de TI, para promover e validar seus projetos de infraestrutura em tecnologia, e o outsourcing de profissionais de TI.

Nos últimos anos, a Datum tem participado dos mais variados projetos, sendo que soluções para o setor bancário têm sido uma de suas frentes de atuação.

Chegamos ao final desde post e esperamos que você tenha percebido a importância de investir em TI e em soluções para o setor bancário, assim como todas as suas vantagens e oportunidades de negócios.

Entre em contato conosco agora mesmo e veja o que podemos fazer por sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário