TI verde: por que voltar suas práticas para uma TI mais sustentável?

3 minutos para ler

O investimento em sustentabilidade já faz parte da estratégia de muitas empresas. Nesse sentido, apostar na TI verde pode ser uma ótima escolha para quem quer minimizar o impacto das suas operações e conseguir maximizar a qualidade do investimento na área. Afinal de contas, os recursos sempre serão melhor aproveitados.

Se você quer saber mais sobre o tema e como implementar a TI verde na sua empresa, confira o texto a seguir!

O que é a TI verde?

TI verde é o nome dado a uma estratégia em que a infraestrutura de TI e os serviços da área são gerenciados com foco na redução do seu impacto ambiental.

Isso é feito com a otimização de rotinas e a atualização de equipamentos. Além disso, o manejo sustentável de hardware é empregado, minimizando o impacto causado pelo negócio.

Por que investir na TI verde é importante?

O mercado atual é marcado por uma grande preocupação com a sustentabilidade. Para conseguir se tornar uma marca sustentável, portanto, é necessário ter cuidado com toda a cadeia de produção. Assim, os times conseguem minimizar o impacto das suas operações e economizar o uso de recursos ambientais.

E-book Cultura Data DrivenPowered by Rock Convert

A TI sustentável é uma das estratégias que auxiliam a empresa a otimizar o uso de recursos. As rotinas serão orientadas por uma atenção maior ao que pode minimizar o uso de energia e os equipamentos manuseados para otimizar a sua vida útil. Além disso, o descarte adequado dos equipamentos maximizará a habilidade da marca ter um baixo impacto no meio ambiente.

Como ter uma área de TI mais sustentável?

Para tornar a TI mais sustentável, o negócio pode adotar um conjunto de abordagens. Entre as principais, podemos apontar:

  • otimizar a configuração dos aparelhos — isso ajuda a reduzir o uso de energia e prolonga a vida útil de cada equipamento, sem prejudicar a sua performance;
  • atualizar a infraestrutura — equipamentos modernos podem reduzir o impacto ambiental causado pelo uso de energia elétrica e entregar mais performance, maximizando a produtividade de equipes;
  • utilizar indicadores — as métricas ajudam as equipes de TI a entenderem o impacto de suas decisões e a avaliarem os locais em que há desperdícios de recursos;
  • usar a automação e a Internet das Coisas — a Internet das Coisas permite ao negócio otimizar o uso de sistemas de refrigeração e controle de equipamentos, para que ele sempre seja o mais adequado possível.

A sustentabilidade se tornou uma preocupação para muitos negócios. Ser uma marca que reduz o seu impacto no meio ambiente é algo que amplia a competitividade da empresa, diminui os desperdícios e maximiza os lucros. Nesse sentido, as mudanças que melhoram o impacto da empresa devem ser feitas em todas as áreas.

Adotar a TI verde, por exemplo, permite ao negócio otimizar os seus custos e melhorar o modo como a infraestrutura de TI é gerenciada. Assim, todos os locais em que a TI está presente passarão por um aumento do seu grau de sustentabilidade.

Por isso, não deixe de investir nessa estratégia para tornar o negócio mais eficiente e alinhado com os padrões de cuidado do meio ambiente.

Como você investe em uma empresa mais sustentável? Conte-nos nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe um comentário