O que pode fazer o processo de transformação digital da empresa falhar?

6 minutos para ler

Em um panorama altamente tecnológico, muito se fala sobre transformação digital nas empresas, mas será que as organizações modernas estão preparadas para lidar com consumidores cada vez mais informados, em um cenário inovador e competitivo como o atual?

O fato é que não são poucas as empresas que se consideram antenadas às mudanças no comportamento de consumo e preparadas para lidar com a concorrência em uma batalha tecnológica, mas a realidade pode ser bem diferente.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as principais causas pelas quais o processo de transformação digital pode falhar. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é transformação digital?

É o ato de reestruturar os processos com base na cultura digital, tendo como principal objetivo aumentar a produtividade do negócio. Para isso, é preciso fazer as devidas mudanças estruturais e colocar a tecnologia como um elemento fundamental na empresa.

A transformação digital não consiste simplesmente no ato de a organização ter site e páginas nas redes sociais, isto é, em estar presente no ambiente virtual. Ela requer uma mudança muito mais drástica, que pode levar tempo e necessitar de investimentos mais significativos. Mas isso não quer dizer que apenas as grandes corporações podem implementá-la.

De forma simplificada, transformação digital é entender que o mercado está em constante evolução — principalmente, por causa da forte presença da tecnologia e da facilidade de acesso à internet — e é preciso se adaptar às novas demandas causadas pelas mudanças no comportamento de consumo.

Por que a transformação digital é cada vez mais importante nas empresas?

Como você pôde entender até aqui, com a transformação digital, apenas as organizações com perspectiva de futuro conseguirão se manter no mercado no decorrer dos próximos anos.

O fato do comportamento de consumo estar se reinventando em um ritmo cada vez mais rápido torna altamente necessário que as empresas atuais invistam em inovar seus processos.

Entre as razões pelas quais vale a pena investir em transformação digital, podemos citar:

  • agilidade na tomada de decisões;
  • capacidade de tornar a empresa mais competitiva em seu segmento;
  • consolidação da marca no mercado;
  • aprimoramento da credibilidade da marca diante da percepção do consumidor;
  • facilitação dos processos cotidianos;
  • aumento da produtividade dos colaboradores;
  • otimização da experiência dos clientes;
  • impulsionamento das vendas.

Quais motivos podem levar à falha na transformação digital?

Agora que você já sabe o que é transformação digital e por que é tão importante que ela faça parte da evolução de seu negócio, mostraremos algumas das principais razões pelas quais muitas empresas falham na tarefa de implementá-la aos processos produtivos e operacionais.

Choque cultural

Quando o assunto é inovar os processos cotidianos, muitos empreendedores permanecem em uma zona de conforto devido ao apego aos meios tradicionais. Ou seja, não veem necessidade em mudar o que está funcionando.

Contudo, não é preciso ser especialista para notar que a sociedade avançou de forma significativa nas últimas décadas por conta da influência tecnológica, que se mostrou presente como nunca antes.

A transformação digital só pode ser devidamente implementada ao modelo de negócios se essa mudança partir de seus gestores. Para isso, é preciso entender que o cenário está em um processo constante de mudança, no qual, em pouco tempo, haverá cada vez menos espaço para empresas que não tenham perspectiva de futuro.

Déficit de profissionais qualificados

Sem mão-de-obra qualificada, é impossível que a empresa possa se considerar digitalmente transformada, pois isso exige o trabalho conjunto de profissionais altamente capacitados, como gerentes de produtos que entendam as necessidades dos clientes em um assistente virtual, e engenheiros de software que dominem as mais recentes linguagens de programação.

A transformação digital é um processo que deve partir de dentro para fora da empresa. Ou seja, é imprescindível que seus procedimentos internos sejam realizados por pessoas que realmente estejam antenadas às novas tendências de mercado e à importância da presença da tecnologia na infraestrutura do negócio.

Falta de senso de urgência

Como já abordado neste post, as facilidades que a tecnologia proporciona ao consumidor têm impulsionado as mudanças em seu comportamento. Para atender às novas demandas do mercado, é preciso que as empresas sejam cada vez mais criativas e inovadoras.

No entanto, um dos motivos que leva muitas delas a falharem no processo de implementação da transformação digital é a dificuldade de notar que o comportamento de consumo muda em um ritmo cada vez mais rápido — isto é, a falta de senso de urgência.

Ausência de alinhamento

Uma empresa é como um organismo vivo: para funcionar eficientemente, precisa que todos os seus membros (departamentos e colaboradores) atuem de forma harmonizada e sincrônica.

Sendo assim, quando o gestor não entende a importância da transformação digital, por falta de conhecimento ou negligência, dificilmente os demais profissionais do negócio comprarão a ideia de que essa mudança é realmente necessária.

Em outras palavras, a falta de alinhamento da equipe é uma das principais causas que impedem que a transformação digital seja implementada nos processos.

Falta de velocidade

Por fim, mas não menos importante: por mais inovadora que seja a perspectiva do gestor de uma empresa em relação à necessidade de atualizar os processos para acompanhar o ritmo em que o mercado está evoluindo, a falta de agilidade nos processos é um dos motivos que impede que a transformação digital seja implementada em seu negócio.

O fato de vivermos na era da informação digitalizada, somado à facilidade de acesso à tecnologia, deixa claro que as empresas modernas precisam automatizar a maior parte de suas tarefas operacionais, principalmente aquelas que são repetitivas e tomam o tempo precioso de sua equipe desnecessariamente.

Para isso, existem inúmeras soluções tecnológicas, como o desenvolvimento de sistemas feitos sob medida para que possam atender às necessidades específicas de cada organização.

Para concluirmos, vale destacar que o processo de implementação da transformação digital em sua empresa pode ser feito com muito mais eficiência e segurança com o auxílio de uma organização especializada em soluções tecnológicas, como a Datum TI, que atua no mercado de desenvolvimento de softwares e outsourcing desde 1999.

Quer saber mais sobre como a transformação digital pode ser impulsionada em seu negócio? Então, acesse nosso site para conhecer os diferenciais que a Datum TI tem a oferecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário