Veja agora as vantagens e desvantagens do home office

Home Office
7 minutos para ler

Com a pandemia da covid-19, mais de 20 milhões de pessoas puderam aderir ao home office no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA). Existem aquelas pessoas que já sentem saudade das conversas nos corredores advindas do trabalho presencial e há quem descobriu na sala da sua casa o ambiente perfeito para trabalhar. Separamos neste artigo algumas vantagens e desvantagens deste novo modelo. 

Provavelmente, se a sua empresa aderiu ao home office durante a pandemia (ou antes dela), você já deve ter uma opinião formada sobre este modelo de trabalho. Mas, se você ainda possui dúvidas sobre o assunto, o post de hoje irá te guiar entre as vantagens e desvantagens que o home office apresenta. 

VEJA TAMBÉM: Resoluções de Fim de Ano: 8 dicas para criar suas próprias metas – Blog Datum | Tecnologia e inovação | Porto Alegre | Fábrica de software 

Descobrindo as vantagens do home office 

Para quem nunca havia trabalhado de forma remota, o home office chegou como um banho de água fria em um calor de 32 graus. Algumas pessoas comemoraram e curtiram este novo momento, enquanto outras se viram obrigadas a providenciar um espaço em suas casas para criar seus próprios escritórios.  

Além da mudança de móveis, o home office também mudou algumas certezas de lugar. Se antes, o brasileiro estava acostumado a demonstrar trabalho apenas de forma presencial, agora, ele estaria convivendo com um ambiente mais flexível e de maior autonomia.  

É verdade que ele foi um privilégio para uma pequena parte da população brasileira, porém o home office irá mudar a forma que empresas e pessoas se relacionam para sempre. 

Citamos abaixo alguns benefícios que este modelo oferece: 

Adeus horas no trânsito 

Um dos principais benefícios mencionados, é não precisar pegar horas de trânsito ou depender de um transporte público para trabalhar. Este tempo de deslocamento pode ser dedicado para fazer uma atividade física, estudar, brincar com seus filhos ou descansar.  

Trocas culturais 

Conhecer pessoas de diferentes estados e, quem sabe, até países, é outro benefício deste modelo de trabalho. Os colaboradores podem ter trocas riquíssimas e conhecer pessoas de diferentes regiões.  

Na Datum, realizamos momentos de descontração como happy hours de forma virtual com os colaboradores e, além disso, os datunianos podem fazer uma pausa na tarde para tomar aquele “cafézinho” com as outras pessoas, através de vídeo chamada. Isso faz com elas se sintam mais próximas umas das outras. 

Maior flexibilidade 

Alguém precisa levar o filho ao médico ou simplesmente não está conseguindo produzir durante o dia? O home office é uma das melhores opções, pois oferece flexibilidade para manejar os horários dos colaboradores bem como suas atividades e pausas. 

Isso também impacta diretamente a qualidade de vida dos colaboradores, já que eles podem aproveitar mais tempo com sua família ou descobrir um novo hobby em seu tempo livre.  

Privacidade 

Este é um dos pontos altos do office, caso a pessoa tenha um espaço na casa reservado para o seu escritório.  

O profissional poderá ter momentos de profunda atenção sem ser interrompido por conversas paralelas de outros colegas de trabalho. 

Trabalhe de qualquer lugar 

Se a pessoa estiver cansada de trabalhar sempre do mesmo lugar, ela poderá realizar suas atividades de cafés, coworkings ou até mesmo de uma praia. No home office, basta uma conexão com a internet para desempenhar suas atividades. 

Ferramentas Gratuitas para facilitar a rotinaPowered by Rock Convert

A Datum oferece um auxílio home office aos colaboradores para que possam investir em seu escritório, na sua internet ou da forma que preferirem. Legal, né? 

Mas também existem algumas desvantagens no home office 

Assim como existem uma série de benefícios no home office, ele também pode vir acompanhado de algumas desvantagens, afinal você não terá mais o dia a dia presencial com outros colegas.  

Mesmo que este novo modelo de trabalho traga maior produtividade, a solidão e a sobrecarga de trabalho devem ser pontos de atenção, pois poderão impactar diretamente a saúde do colaborador. 

Abaixo iremos listar algumas desvantagens deste modelo de trabalho: 

Solidão 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin, 39% das pessoas entrevistadas afirmam que se sentem mais solitários no home office.  

Como este modelo não oferece contato presencial com outros colegas de trabalho, é importante reforçar canais de comunicação para manter o Networking e relacionamento interpessoal vivo.  

Dificuldade para comunicar em equipe 

Se antes a comunicação era uma habilidade necessária apenas para algumas áreas ou cargos mais estratégicos, hoje, ela se faz necessária para todas as pessoas que trabalham no modelo de home office.  

Aprender a comunicar-se, através de videochamadas, escrita, por áudio etc, é de extrema importância para garantir que nenhuma informação importante se perca ou deixe de chegar a algum colaborador.  

Falta de estrutura e os danos à saúde 

Em um trabalho presencial o colaborador conta com uma estrutura completa para maior conforto: móveis ergonômicos, escrivaninhas, cadeiras confortáveis e o que mais precisar para desempenhar suas atividades.  

É comum que em casa algumas pessoas não tenham condições financeiras para investir no seu próprio home office, o que as leva a optar por lugares que, normalmente, não são confortáveis, impactando diretamente sua saúde.  

Sobrecarga de trabalho 

Em uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a EMLyon Business School, 24% das pessoas entrevistadas comentam ter um maior volume de horas trabalhadas no home office. 

Estando em casa, as vezes fica difícil separar vida profissional e pessoal, não é? É importante que gestores conversem com suas equipes para estabelecer limites, evitando problemas de saúde como estresse, ansiedade e burnout.  

Distrações 

No home office você pode estar sozinho ou acompanhado de sua família. Dito isto, este modelo de trabalho exige maior planejamento e organização para que você evite possíveis distrações.  

Caso esteja enfrentando dificuldade em organizar sua rotina, não tenha medo de pedir algumas dicas para o seu gestor ou contar com a área de Recursos Humanos da sua empresa.  

Agora que já apresentamos algumas vantagens e desvantagens deste modelo de trabalho, acreditamos que você já deve ter sua opinião formada a respeito do tema, não é?  

Para continuar por dentro dos nossos conteúdos, acompanhe nossas redes sociais. Estamos sempre postando novidades sobre o universo da tecnologia!  

Você também pode gostar

Deixe um comentário